Página inicial > Notícias > Campus Guarapari incentiva proatividade e capacidade empreendedora dos estudantes

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2013, 16h31 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2013, 16h44

O Projeto Orientação Profissional do campus organizou uma visita à Feira de Cursos da Ufes, em que os alunos atuaram como entrevistadores.

Os estudantes dos terceiros anos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Integrado do campus Guarapari visitaram, na terça-feira (2), a Feira de Cursos, organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

A visita é uma das ações previstas no Projeto Orientação Profissional, cujo objetivo é desenvolver um programa de orientação para o mundo acadêmico e o mercado de trabalho, levando em consideração as peculiaridades regionais e as possibilidades de carreiras e profissões.

Durante a visita, cada aluno entrevistou dois estudantes ou professores da Ufes de duas carreiras distintas, baseados em questionário pré-elaborado pelos organizadores do projeto. As entrevistas ajudarão a definir palestras futuras e conhecer mais sobre as pretensões dos adolescentes que estudam no campus Guarapari.

Além disso, os alunos do campus conheceram a biblioteca e os setores da universidade, e almoçaram no Restaurante Universitário, o que permitiu que vivenciassem a rotina universitária por um dia.

Para os professores Andrea Maria de Quadros, Oldair Gonçalves e Wallas Gomes Zoteli e para o psicólogo Breno Volpini, que coordenam o andamento do projeto, a atividade foi importante para observar como os alunos-entrevistadores se engajaram na proposta e fizeram descobertas profissionais que contribuirão em suas escolhas.

Painel Empreendedor
Os alunos do primeiro período do curso Técnico em Administração do campus Guarapari promoveram, no dia 25 de junho, a 8ª edição do Painel Empreendedor. O evento teve como tema “Diversidade Inovadora” e foi planejado, organizado e executado pelos próprios estudantes, sob a orientação da professora Andrea Quadros. A atividade foi realizada na escola municipal Ignez Massad Cola.

Para a professora orientadora, o grande ganho dos alunos com o painel foi o reconhecimento da importância do trabalho em equipe e a vivência do conteúdo na prática. “Mais do que um conceito assimilado, o "aprender a fazer" mostrou aos alunos que eles também podem ser empreendedores”, destacou.

O projeto faz parte da disciplina Introdução ao Empreendedorismo, tendo como objetivo aperfeiçoar o perfil empreendedor dos estudantes. Deste modo, durante a produção do evento, os participantes podem efetuar práticas de liderança, proatividade, trabalho em equipe, formação de networking e planejamento.

Durante o evento, os alunos mostraram os cases de sucesso de empreendedores locais. Estiveram presentes a diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do campus, Fabíola Chrystian Oliveira Martins; os professores Virgínia Carvalho, Elisabete Corcetti, Roberta Barros e Oldair Gonçalves; a coordenadora de Apoio ao Ensino, Karilyn Ian Blyth Abreu; além de convidados, patrocinadores e alunos do curso técnico de Administração do Campus Guarapari.