Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes participa de Conferência de Educação em Vitória

Reitor do Ifes participa de Conferência de Educação em Vitória

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2013, 16h22 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2013, 16h28

O evento tem como proposta debater os rumos do processo de ensino no município.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, participou da solenidade de abertura da Conferência Municipal de Educação, nesta sexta-feira (12), no Centro de Convenções de Vitória.

O evento, realizado na sexta-feira (12) e sábado (13), é a etapa municipal da II Conferência Nacional de Educação – Conae, que acontecerá em fevereiro de 2014, em Brasília, no Distrito Federal, e tem como proposta debater os rumos do processo de ensino em Vitória.

Participaram da mesa de honra da solenidade o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Fabrício Gandini; o secretário de Estado de Educação, Klinger Barbosa; a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio; do deputado federal Lelo Coimbra; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Denise Pinheiro Quadros; e a representante do Fórum Nacional de Educação, Célia Vilela Tavares.

Em sua fala, o reitor do Ifes ressaltou que as manifestações atuais refletem uma crise das representações populares nos órgãos democráticos. Por isso, essa conferência é tão importante, na visão dele, pois “é uma participação direta e também representativa por eleger delegados para a conferência estadual”, afirmou.

Ele contou ainda que participou da última conferência nacional como relator. “A expansão dos Institutos Federais é um reflexo da última Conae”, destacou. “Estamos no meio desse processo, só que a educação é um investimento de longo prazo”, disse.

O prefeito de Vitória destacou a presença de professores e estudantes da educação básica, do ensino profissionalizante e do ensino superior. Ele ressaltou ainda a parceria que está sendo construída entre o Ifes a prefeitura na Fábrica 747. “Vamos implantar uma fábrica de trabalho, mas também uma fábrica de ideias”.

A Conferência Municipal de Educação reuniu gestores da educação no município de Vitória, professores de instituições de ensino públicas e particulares, coordenadores pedagógicos, além de estudantes e pais de alunos, entre outros, que discutirão o documento orientador da Conae.

Conae
A Conferência Municipal de Educação de Vitória, organizada pelo Fórum Municipal de Educação de Vitória, constitui-se em um espaço democrático de discussão da educação brasileira, articulando os diferentes setores e segmentos em prol da construção do Sistema Nacional de Educação. O evento tem como objetivo, entre outros, garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional.

Convocada pela portaria MEC 1.410, de 3 de dezembro de 2012, possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiarão a implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória.