Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes reúne membros da nova equipe

Reitor do Ifes reúne membros da nova equipe

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2013, 17h30 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2013, 16h13

A reunião teve a finalidade de alinhar os objetivos da nova equipe e apresentar o contexto atual da instituição.

Com a finalidade de alinhar os objetivos e apresentar o contexto atual da instituição, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, se reuniu, na sexta-feira (12), com os membros da nova gestão.

O reitor do Ifes abriu a reunião destacando que essa era a primeira reunião com a nova equipe e ressaltou o importante trabalho da equipe anterior em converter quatro autarquias em uma única instituição. Ele também falou da renovação da equipe para abrir espaço para novas ideias e destacou os objetivos da reunião. “Um dos objetivos é integrar a equipe, mas também que a gente possa construir uma nova visão de futuro comum para a instituição”, disse.

Denio fez uma explanação do contexto do Instituto, que atualmente possui 17 campi implantados e três em processo de implantação, além de 34 polos de educação a distância, com presença nas dez microrregiões capixabas. Destacou ainda o sistema de cotas, que reserva 50% do total de vagas nos processos seletivos para candidatos de ações afirmativas, e o importante papel do Ifes na formação de professores, seja pela oferta de cursos de licenciaturas e pós-graduações lato sensu e stricto sensu, ou por meio de parcerias com a Secretaria de Estado de Educação para qualificação dos professores.

O reitor falou ainda sobre alguns dos projetos em andamento, como o Planejamento Estratégico. “Daqui até o final do ano nós vamos realizar o planejamento estratégico que deverá contar com a ampla participação de toda a comunidade”, contou. Outro processo abordado é o do Sistema de Gestão Integrada, que deve demorar de dois a três anos para que o processo de implantação seja concluído.

Ele ressaltou que os novos gestores devem ter em mente os fundamentos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu os Institutos Federais. “Nós somos uma instituição que desenvolve ciência e tecnologia e temos a obrigação legal de ajudar o desenvolvimento humano local e regional. Isso significa que nós não podemos definir as nossas ações simplesmente pela nossa vontade”, disse. Denio destacou ainda outras características do Instituto: verticalização da formação e a organização multicampi do Ifes.
“Nós somos multicampi por natureza, temos 20 campi”.

Denio lembrou ainda da importância do trabalho em equipe para construção das ações da gestão. “Eu espero muito de vocês. Vocês terão oportunidade para ter ousadia de propor novas ações e implementá-las”, falou aos membros da nova equipe.

No período da tarde, a reunião tratou do projeto de vídeos institucionais, com uma apresentação dos objetivos e do público-alvo dos vídeos. Foram abordados ainda os resultados dos Seminários Regionais de Gestão Institucional. Foram expostos os pontos apresentados no Relatório Final para que a nova equipe pudesse refletir e pensar em formas de atender às demandas levantadas.

Conheça os diretores sistêmicos da nova gestão:

Pró-Reitoria de Administração e Orçamento
Diretoria de Administração e Orçamento

Antonio Tadeu Vago: professor da Coordenadoria de Mecânica do campus Vitória. É servidor da instituição há 35 anos.

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional
Diretoria de Gestão de Pessoas

Danusa Simon Robers: assistente em Administração. É servidora da instituição há sete anos.

Diretoria de Planejamento
Roquemar de Lima Baldam: professor da Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do campus Vitória. É servidor da instituição há 28 anos.

Diretoria de Tecnologia da Informação
José Eduardo Xavier: engenheiro eletricista. É servidor da instituição há 18 anos.

Pró-Reitoria de Ensino
Diretoria de Educação a Distância

Yvina Pavan Baldo: professora da Coordenadoria de Informática do campus Serra. É servidora da instituição há nove anos.

Diretoria de Ensino Técnico
José Aguilar Pilon: professor da Coordenadoria de Geomática do campus Vitória. É servidor da instituição há 28 anos.

Diretoria de Graduação
Randall Guedes Teixeira: professor da Coordenadoria da Licenciatura em Física do campus Cariacica. É servidor da instituição há quatro anos.

Pró-Reitoria de Extensão
Diretoria de Extensão Tecnológica

Francisco Rapchan: professor da Coordenadoria de Informática do campus Serra. Completa oito anos como servidor da instituição em setembro.

Diretoria de Relações Empresariais e Extensão Comunitária
Fábio Almeida Có: professor da Coordenadoria de Edificações do campus Vitória. É servidor da instituição há 16 anos.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pesquisa

André Assis Pires: professor do campus Itapina. É servidor da instituição há quatro anos.

Diretoria de Pós-Graduação
Rony Claudio de Oliveira Freitas: professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do campus Vitória. É servidor da instituição há sete anos, completando seu oitavo ano no mês de setembro.