Página inicial > Notícias > Docentes do Ifes tem trabalhos publicados

Docentes do Ifes tem trabalhos publicados

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2013, 18h41 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2013, 14h31

Artigo sobre pesquisa relacionada a câncer de mama de professor do campus Aracruz será publicado em periódico internacional.

O professor da área de Química do campus Aracruz, André Romero da Silva, teve artigo aceito para publicação no periódico internacional Journal of Nanoparticle Research, revista qualificada com JCR (Impact Factor 2.175) e com Qualis A2. O trabalho será publicado no Volume 15 de 2013.

O artigo, intitulado "Improved photodynamic action of nanoparticles loaded with indium (III) phthalocyanine on MCF-7 breast cancer cells”, trata de trabalho desenvolvido pelo professor juntamente com o aluno do curso de Licenciatura em Química, Carlos Augusto Zanoni Souto. O texto trata da eficácia das nanopartículas carregadas com InPc em células tumorais de mama da linhagem MCF-7.

O trabalho conta com a colaboração de pesquisadores do departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, do Departamento de Biologia Celular da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, e do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Unicamp.

E o professor Claudio Brotto, do campus Vitória, abordou o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes como tema central em pesquisa realizada durante o curso de Mestrado em Educação. A dissertação de título “O processo de expansão do Ifes: democracia, participação e função social” estuda o processo de expansão e desenvolvimento do Instituto em seus 100 anos de existência. O texto também analisa a afirmação da democracia em relação à democratização do acesso e da participação dos servidores nesse processo, assim como a função social do Ifes e seu cumprimento. O texto se encontra disponível on-line.

Assunto(s): pesquisa , química , mestrado