Página inicial > Notícias > Formação do Ifes estimula a solidariedade entre os estudantes e servidores

Formação do Ifes estimula a solidariedade entre os estudantes e servidores

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2013, 19h18 | Última atualização em Terça, 31 de Maio de 2016, 12h01

O campus Cariacica promove, na terça-feira (13), campanha para doação de sangue e cadastro de doadores de medula, das 9 às 17 horas.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes promove educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa e extensão, além de ofertar atividades extracurriculares. A instituição tem como tarefa não somente formar bons profissionais, mas excelentes cidadãos, por isso estimula ações de cidadania entre estudantes e servidores.

Um exemplo disso são as campanhas realizadas para doação de sangue pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo – Hemoes e para o cadastramento de doadores de medula óssea para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome, em parceria com o Hemoes.

O campus Cariacica promove, na terça-feira (13), campanha para doação de sangue e cadastro de doadores de medula. A iniciativa, realizada pelo Setor de Enfermagem do campus, vai contar com a unidade móvel do Hemoes, que estará no estacionamento das 9 às 17 horas.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. No caso dos servidores do Ifes, não será aceita a apresentação de crachá.

No caso dos menores de 16 anos, é preciso apresentar ainda autorização por escrito do responsável. Para quem tem mais de 61 anos, a primeira doação deve ter sido realizada antes dos 60 anos. Além disso, o doador não deve estar em jejum; se for após o almoço, o doador deve aguardar três horas antes de doar sangue.

Para a realização do cadastro de doador de medula, basta preencher uma ficha com dados pessoais, apresentar documento oficial com foto e autorizar a coleta de até 10 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 54 anos pode se cadastrar.

Exemplos de solidariedade
A partir do cadastramento feito em campanha realizada no campus Vitória em 2010, o estudante Felipe Brito, do curso de Engenharia Elétrica, foi apontado como doador compatível com um paciente que necessita de transplante de medula. Naquela ocasião, a iniciativa partiu de um problema de saúde vivenciado pelo filho de um professor do campus Vitória.

As campanhas para registro de doadores voluntários de medula óssea têm a função de cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Outro exemplo é a estudante Pietra Carolina Andrade, que ingressou neste semestre no campus Vitória e buscou a Criobanco para se cadastrar como doadora de sangue. A aluna, que completou 16 anos no mês de abril, tinha a vontade de ser doadora desde os 13. Após assistir um filme em que a personagem sobrevive a uma doença após receber a doação de sangue, Pietra teve vontade de ajudar da mesma maneira.

No seu 16º aniversário, a aluna teve, enfim, a oportunidade de fazer a doação acompanhada de seus pais. “Descobri que o meu sangue poderia ajudar três pessoas diferentes. Foi muito bom, pois é uma coisa tão simples de se fazer e que pode ajudar tantas pessoas ao mesmo tempo.” afirma. Pietra tem a pretensão de ser uma doadora assídua e até organizou uma nova visita ao banco de sangue com seus colegas do campus, prevista para este mês.

Para as pessoas que pensam em compartilhar da ação de Pietra, ela deixa o conselho: “Não dói. É algo simples, que não vai gastar seu tempo. Além disso, é muito bom saber que através da sua vida você colabora para que outras pessoas possam viver melhor.”

Hemoes
O horário de atendimento do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo – Hemoes é de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h30min. O centro é localizado na avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória, o lado do Hospital das Clínicas. Telefone: (27) 3636-7901.

Assunto(s): medula óssea , sangue , doação