Página inicial > Notícias > Alunos do campus Itapina participam de treinamento para competição na Índia

Alunos do campus Itapina participam de treinamento para competição na Índia

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2013, 19h30 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2013, 17h39

Nesta semana, os estudantes participam de preparação para a olimpíada na Ufes. Eles também participarão de uma aula de campo.

Os estudantes do campus Itapina participam, de terça (20) a sexta-feira (23), de treinamento para a 7ª International Earth Science Olympiad – IESO, que será realizada de 11 a 19 de setembro, na cidade de Mysore, na Índia. O grupo, formado pelos alunos Eliton Mathias Morais, Guilherme Pagung Ribeiro, Igor Felix Pio e Mario Lovo, vai representar a equipe Elite 2.0, vencedora da 2ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – Obap de 2012, e o Brasil na IESO.

A equipe Elite 2.0 era constituída pelos estudantes Bruno Xavier Rodrigues, Sávio Fabres Boldrini e Rodrigo Altoé; no entanto, eles já estão cursando o ensino superior. Por isso, outros estudantes irão representá-los na competição.

Essa é a segunda etapa de preparação do grupo, que já havia participado de treinamento no mês de maio, com professores da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Desta vez, os estudantes serão orientados por professores da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

A preparação abordará conteúdos como minerais, intemperismo, formação dos solos, geologia estrutural, climatologia, entre outros. Na sexta-feira (23), os estudantes farão uma aula de campo que será iniciada em Vitória e terminará em Ubu, Anchieta, onde eles poderão observar rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares, minerais, estruturas, unidades de relevo, tipos de litoral, perfil de solo, mineração de areia e impactos ambientais e areias monazíticas.

IESO
A IESO é uma competição internacional constituída por um exame teórico e outro prático. No teste escrito, é dado a cada participante, individualmente, um conjunto de problemas sobre Ciências da Terra para ser resolvido em até seis horas. Já no exame prático, é formado um grupo composto por participantes de diferentes nacionalidades, que devem realizar um trabalho experimental ou de campo. Nessa etapa, é permitido usar calculadoras não programáveis. Cada país deve ter o seu time composto por quatro estudantes, um membro reserva e alguns mentores (professores de áreas das ciências da terra).