Página inicial > Notícias > Gestores do Ifes participam de nova reunião sobre planejamento estratégico

Gestores do Ifes participam de nova reunião sobre planejamento estratégico

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2013, 18h54 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2013, 18h54

Antes das discussões, foi realizada uma explanação sobre o que é planejamento estratégico e como será o processo de planejamento no Instituto.

Os gestores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes se reuniram, nesta sexta-feira (16), no campus Serra, para debater a proposta de plano de trabalho para execução do planejamento estratégico da instituição. A reunião contou com a participação do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais dos campi.

Antes das discussões, o professor do campus Serra, Elton Siqueira Moura, fez uma explanação sobre o que é planejamento estratégico e como funciona um processo de planejamento. O professor cursa doutorado em Engenharia de Produção no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Ele explicou ainda as dimensões do planejamento e conceitos sobre visão, estratégia, objetivos e indicadores. O professor apresentou também alguns exemplos e a metodologia Balanced Scorecard, que deve ser utilizada no processo de planejamento estratégico do Ifes.

O reitor do Ifes prosseguiu a reunião destacando o papel dos gestores na condução do processo de planejamento estratégico nos campi e ressaltou a importância da participação das pessoas durante esse processo.