Página inicial > Notícias > Empresa Júnior de Agronomia do campus Santa Teresa assina seu primeiro contrato

Empresa Júnior de Agronomia do campus Santa Teresa assina seu primeiro contrato

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2013, 18h16 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2013, 17h47

O contrato prevê o serviço de assistência técnica e extensão rural na área de cafeicultura, atendendo a agricultores familiares dos municípios de Santa Teresa e São Roque do Canaã.

Um ano após sua criação, a empresa júnior de Agronomia do campus Santa Teresa – Agrifes Jr. assinou, no dia 22 de agosto, o primeiro contrato de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural na área de cafeicultura, atendendo a agricultores familiares dos municípios de Santa Teresa e São Roque do Canaã.

Estiveram presentes no ato da assinatura 42 membros da empresa; o professor orientador Ismail Ramalho Haddade; Marcio Valentin Diretor, da IDEE Management & Business Consulting Ltda.; o diretor-geral do campus Santa Teresa, Moacyr Antônio Serafini; o coordenador do Bacharelado em Agronomia, Antônio Fernando de Souza, e demais professores que atuam no curso, entre outras autoridades presentes.

Na ocasião, o presidente da Agrifes Jr., Juniomar Schmidt, fez um breve histórico do primeiro ano de atividades da empresa. “A criação da Empresa Júnior foi um divisor de águas para o curso de Agronomia, pois está proporcionando interesse, melhorando desempenho e criando novas perspectivas para os alunos do curso na região”, ressaltou.

A atividade contará com participação direta de 14 estudantes no campo, atendendo mensalmente a 42 propriedades nos dois municípios. Nessas propriedades serão implantados os princípios do programa Bule Cheio, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro – Senar-RJ, juntamente com o projeto Produzir + Agro, criado pela IDEE Management & Business Consulting Ltda. O objetivo é auxiliar os agricultores familiares desde a implantação da cultura até a comercialização do produto final, visando à continuidade da atividade e manutenção da família no campo.

Participar desse projeto proporcionará aos futuros engenheiros agrônomos que hoje fazem parte da Agrifes Jr. uma experiência que poucos poderiam ter no período da graduação. “É uma oportunidade única para quem está entrando agora no mercado”, destaca Danilo Força Baroni, diretor de Marketing da empresa júnior.

Além da cafeicultura, a Agrifes Jr. desenvolve outras atividades tais como coleta de amostras e interpretação de análises de solo, atendimento a agricultores familiares e organização de eventos na área agrícola. Em breve, a empresa expandirá suas ações para as áreas de olericultura, fruticultura e atividade leiteira, garantindo assim a produtividade e sustentabilidade da agricultura familiar. Mais informações podem ser obtidas no site da empresa júnior: www.agrifesjr.com.br