Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes participam de atividades em suas áreas de conhecimento

Alunos do Ifes participam de atividades em suas áreas de conhecimento

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2013, 18h57 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2013, 17h51

Os alunos do campus Itapina realizaram visita técnica à fazenda da Embrapa Gado de Leite, em Minas Gerais.

Os alunos do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Bacharelado em Agronomia do campus Itapina visitaram as instalações da fazenda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, Minas Gerais, entre os dias 15 e 17 de agosto. Eles foram acompanhados pelos professores Afranio Afonso Ferrari Baião e Luciene Lignane Bitencourt.

Durante a visita, os estudantes conheceram o sistema de produção de leite no sistema “free stall”, com rebanho de vacas leiteiras da raça holandesa PO (puras de origem), a produção de leite a pasto com vacas mestiças girolandas e o pastejo rotacionado com capim Mombaça. Eles assistiram ainda uma palestra sobre “Controle de carrapatos em bovinos”, com o pesquisador John Furlong, doutor em Ciências Veterinárias com ênfase em Acarologia e Helmintologia.

E nos dias 26 e 27 de agosto, 35 alunos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do campus Vitória participaram da I Conferência Capixaba de Tecnologias Ambientais – Contea, em Vitória. O evento visa a atualizar os participantes sobre as tecnologias ambientais disponíveis no mercado, discutir suas aplicações locais, estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica na área de meio ambiente em instituições de ensino, pesquisa e extensão, tais como o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

A professora Mariana Biancucci, que acompanhou os alunos no evento, afirma que participar de um evento como este configura-se como uma oportunidade de ter contato com as discussões e direções que estão sendo empreendidas no contexto nacional relativas a assuntos importantes para a Construção Civil, como construção sustentável, ambiente urbano e energia.

Para a aluna Jéssica Lucio Caliari, do 2º ano, a experiência foi muito rica. "Aprendemos mais sobre tecnologias sustentáveis e abrimos nossos olhos para a situação de lugares diferentes de nossa região. Além disso, percebi que nem o conceito de sustentabilidade, nem a vida como pesquisador são inalcançáveis", contou.

Assunto(s): agronomia , Embrapa , tecnologia