Página inicial > Notícias > Capes lança editais para intercâmbio acadêmico com países vinculados ao Mercosul

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2013, 19h05 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2013, 17h49

Os programas visam à integração educacional entre os países do Mercosul e associados para formação de profissionais no nível de Pós-Graduação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes lançou, no mês de agosto, dois editais com base no Protocolo de Integração Educacional para Formação de Recursos Humanos no nível de Pós-Graduação nas universidades dos estados parte do Mercosul e associados. Os editais têm como objetivo o intercâmbio acadêmico e a formação de recursos humanos de alto nível, redução das desigualdades regionais e consolidação de grupos de pesquisa.

O Programa de Associação para Fortalecimento da Pós-Graduação – PFPG irá selecionar projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. Os projetos aprovados serão financiados pela Capes com a concessão de bolsas de estudos, transporte aéreo, diárias e seguro saúde. O programa consiste na associação acadêmica, por meio de parceria universitária, entre Instituições de Ensino Superior – IES de países membros ou associados ao Mercosul participantes do programa, para o fortalecimento de cursos de pós-graduação nas regiões.

As inscrições são realizadas on-line pelo site da Capes até o dia 25 de setembro. Confira o edital do programa.

O Programa de Projetos Conjuntos de Pesquisa – PPCP também faz parte do vínculo Capes/Mercosul e seleciona projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, além de fomentar o intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Cada projeto deve ser realizado por uma equipe brasileira e uma estrangeira vinculadas a uma IES de seu país, concentrando-se em uma área do conhecimento ou em áreas correlatas.

Serão financiadas pela Capes bolsas de estudos, transporte aéreo, diárias e seguro saúde para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo Missão de Trabalho e Missão de Estudo.

As equipes podem se inscrever até o dia 25 de setembro on-line. Para mais informações, acesse o edital do programa.

Assunto(s): Capes , Mercosul , intercâmbio