Página inicial > Notícias > Professores e alunos do campus Serra tem trabalhos aprovados

Professores e alunos do campus Serra tem trabalhos aprovados

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2013, 16h36 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2013, 16h49

Um professor teve seu projeto aprovado pelo edital de Inovação Social da Fapes.

O projeto do professor Rodrigo Fernandes Calhau, do campus Serra, foi aprovado pelo edital de Inovação Social da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes. O trabalho consiste em um Sistema de Notificação, Captação e Doação de Órgãos – Sincap, partindo da necessidade da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo – CNCDO/ES em controlar e avaliar as notificações de óbitos feitas pelos hospitais do Estado para realização de doações de órgãos e tecidos.

O Sincap poderá ser acessado pela internet e seu objetivo é facilitar a interação entre profissionais da saúde de instituições hospitalares, assim como profissionais das CNCDOs e bancos de tecido ocular humano. O sistema também terá uma versão para dispositivos móveis, que ajudará a dinamizar o processo de notificação e também irá colaborar com a realização de procedimento internos como a produção de relatórios.

O trabalho teve a colaboração da aluna do Bacharelado em Sistemas de Informação, Christiane Tokiko Marçal Ulka, da professora Karin Satie Komati e dos profissionais da CNCDO/ES, Thiago Zacharias Ribeiro do Santos e Rosemery Guêis Nunes Erlacher.

Confira o resultado do edital.

E o trabalho da aluna do Bacharelado em Sistemas de Informação, Juliana Amorim Guimarães, e dos professores Jefferson Oliveira Andrade, Flavio Severiano Lamas de Souza e Karin Satie Komati, foi publicado na Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí – Reavi.

O artigo "Paralelização de esqueletização de imagens de fundo de retina na arquitetura Cuda" descreve o estudo comparativo do tempo de processamento de um algoritmo de esqueletização de imagens desenvolvido sob duas formas: sequencial e paralela. Sua aplicação é realizada no auxílio de diagnósticos médicos voltados para imagens de fundo de retina, por meio da extração de características dos vasos sanguíneos da estrutura, onde o tempo de resposta do sistema é fundamental.

A Reavi é uma revista eletrônica de publicação semestral, que realiza a publicação de estudos nas áreas de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia Sanitária, além de trabalhos correlacionados.

Confira o artigo na íntegra.

Já o aluno da pós-graduação lato sensu em Informática na Educação, Lélis Maia Brito, apresentou artigo no XXI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. O trabalho, intitulado "Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância", também foi publicado na revista Renote, da mesma universidade.

O estudante foi orientado pelo professor José Renato Giuberti Júnior. A pós-graduação lato sensu em Informática na Educação é ofertada pelo campus Serra, na modalidade a distância.

Assunto(s): Fapes , Reavi