Página inicial > Notícias > Oitenta e uma mulheres participam da solenidade de encerramento de curso do Programa Mulheres Mil

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2013, 16h42 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2013, 17h03

As alunas participaram do curso “Gestão e Relacionamento com Clientes”, ofertado pelo campus Vitória.

Oitenta e uma mulheres da região de Goiabeiras, em Vitória, participam, na quinta-feira (5), da solenidade de encerramento do curso de Formação Inicial e Continuada em Gestão e Relacionamento com Clientes, ofertado pelo Programa Mulheres Mil, do Governo Federal. A solenidade reunirá as alunas das três turmas do curso, ofertado pelo campus Vitória, e terá início às 19 horas, no teatro do campus.

As estudantes são paneleiras e suas familiares, todas moradoras da região de Goiabeiras. A opção por essa comunidade se explica pela busca ativa das mulheres na própria comunidade, um dos princípios do Programa Mulheres Mil. A escola vai até as alunas e, para potencializar este trabalho, é interessante que a comunidade seja minimamente organizada, como é o caso das paneleiras.

Como a comunidade escolhida já atua em torno de um saber ou de um arranjo econômico, cultural e social, o curso pode ser estruturado de acordo com as especificidades e demandas da comunidade. A próxima comunidade a ser atendida pelo Mulheres Mil são as moradoras da região da Ilha das Caieiras.

As aulas começaram com cem alunas, mas, apesar de algumas terem desistido, o índice de evasão é considerado baixo em comparação à média nacional. Para a coordenação do programa no campus Vitória, isto significa que o curso era realmente relevante para aquelas mulheres e que elas careciam deste tipo de capacitação.

Mariane Silva Santos, de 23 anos, destaca a importância dessa capacitação. “Descobri coisas novas com o curso e tenho interesse em estudar mais. Tivemos aulas de inglês e espanhol e agora pretendo aprimorar o que aprendi para atender melhor os turistas”, ressalta a paneleira.

Também paneleira, Berenicia Nascimento, de 56 anos, parou de estudar aos 17 anos. Para ela, voltar a escola mudou sua rotina. “Estava acostumada a ir de casa pro galpão e do galpão para casa. Com as aulas, aprendi muita coisa e até consigo ajudar meu neto de 9 anos nas tarefas escolares”, contou.

Já a vendedora Wanderleia Loreto Naitzel estava há 20 anos sem estudar e conta que o curso trouxe muitos benefícios para sua vida pessoal e profissional. “Voltar para a sala de aula aumentou a minha autoestima e melhorou também a forma como atendo aos clientes”, afirma.

O curso começou em dezembro de 2012 e foi concluído em agosto deste ano, com carga horária de 160 horas. Entre os conteúdos abordados estão Identidade e Cultura; Saúde e Direito da Mulher; Ética e Cidadania; Economia Solidária e Relações Humanas no Trabalho; além de Inglês e Espanhol Instrumental; Informática Básica; Língua Portuguesa e Matemática Aplicada.