Página inicial > Notícias > Professor e aluna do campus Vitória apresentam trabalhos em evento internacional

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2013, 18h18 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2013, 18h18

Ambos representaram o Ifes nas II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera, em Buenos Aires.

A estudante do curso de Licenciatura em Letras Luana Cyntia dos Santos Souza e o professor da Coordenadoria de Códigos e Linguagens Carlos Eduardo Deoclécio, do campus Vitória, representaram o Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes com a exposição de seus trabalhos durante o evento II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera, realizado pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

Luana apresentou sua pesquisa, realizada entre os anos de 2011 e 2012, de título “Estudo do processo ensino-aprendizagem do português pelo falante de pomerano no ensino médio”. O trabalho, resultado do projeto de iniciação científica orientado pelo coordenador do curso de Letras do campus, Antônio Carlos Gomes, analisa alunos das regiões Espírito Santo que têm o pomerano como língua nativa e sua maneira de lidar com o estudo sistemático da língua portuguesa na escola.

Já o professor Carlos Eduardo expôs o projeto intitulado “Variação e mudança em três fenômenos na fala e na escrita do português brasileiro: a contribuição da cidade de Vitória/ES”. A pesquisa teve como foco o emprego variável do imperativo gramatical, do objeto direto anafórico e das orações finais, a partir de uma base de dados do português falado na cidade de Vitória.

Durante a apresentação, foi feita uma interface dos mesmos fenômenos voltados para a língua espanhola. O trabalho foi realizado em conjunto com as professoras Marta Scherre e Lilian Yacovenco, da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes.

As II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera tiveram como objetivo promover o debate sobre as questões centrais da Sociolinguística e da Análise do Discurso. Neste ano, o evento aconteceu durante os dias 28 e 30 de agosto, no Instituto de Linguística da Universidade de Buenos Aires.