Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Laboratório de Mecânica inicia trabalho para receber acreditação nacional
Início do conteúdo da página

Laboratório de Mecânica inicia trabalho para receber acreditação nacional

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2013, 08h36 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2013, 09h22

O Laboratório de Ensaios Mecânicos Destrutivos, no campus Vitória, pretende ser acreditado pelo Inmetro de acordo com a ISO 17025, oferecendo garantia de qualidade nos serviços.

O Laboratório de Ensaios Mecânicos Destrutivos, no campus Vitória, está dando os primeiros passos para conseguir a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pelos padrões da norma ISO 17025. Na prática, o recebimento da acreditação significa a garantia de qualidade para pesquisadores e público externo que solicitem os serviços do laboratório.

O professor Christian Mariani Lucas dos Santos, da Coordenadoria de Mecânica e também coordenador-geral da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), explica que está sendo implantado no local o Sistema de Gestão da Qualidade, que estabelece todos os processos e controles a serem observados dentro do laboratório. Para essa implantação, que é pré-requisito, a equipe também já fez o levantamento de todos os documentos exigidos pela ISO 17025.

Os ensaios de tração, compressão, cisalhamento, flexão e dobramento são os candidatos à acreditação. O professor ressalta que, com esses ensaios recebendo o selo do Inmetro, o laboratório ganha, além da garantia da qualidade, mais visibilidade e a possiblidade de parcerias de serviço e inovação com grandes empresas e pequisadores.

A equipe do laboratório também pretende conseguir acreditação junto à Rede Capixaba de Metrologia. Mariani acredita que todo o processo deve levar cerca de três anos. Ele destaca ainda que outros laboratórios do Ifes que tenham interesse na acreditação podem usar como modelos os documentos levantados e formulados pela equipe.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página