Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Mulheres se emocionam na solenidade de encerramento de curso do Programa Mulheres Mil
Início do conteúdo da página

Mulheres se emocionam na solenidade de encerramento de curso do Programa Mulheres Mil

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2013, 08h45 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2013, 09h37

As mulheres são moradoras da região de Goiabeiras, em Vitória, e participaram do curso ofertado pelo Programa Mulheres Mil no campus Vitória.



A emoção tomou conta do teatro do campus Vitória na quinta-feira (5), quando 81 mulheres da região de Goiabeiras receberam o certificado de conclusão do curso de Formação Inicial e Continuada em Gestão e Relacionamento com Clientes, ofertado pelo Programa Mulheres Mil, do Governo Federal.

As estudantes são paneleiras e suas familiares, todas moradoras da região de Goiabeiras, em Vitória. A paneleira Marinete Correia Loureiro trabalha com o ofício há 42 anos. “Parei de estudar há mais de 40 anos e foi maravilhoso retornar a escola. Agora descobri que gosto de estudar e quero continuar nessa nova vida”

A mesa da solenidade foi formada pelo diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; o diretor de Extensão do campus, Sérgio Zavaris; a coordenadora do curso, Maria José Rezende; o paraninfo das turmas, Hudson Cássio Gomes Oliveira; e o chefe de gabinete da Reitoria, Raoni Huapaya Schimidt.

As alunas Maria Salles, Suely Santana Gomes e Tânia Mara de Jesus Gomes discursaram em nome das demais formandas. Elas fizeram um agradecimento especial aos professores que ministraram o curso pela paciência e empenho. O paraninfo Hudson Cássio Gomes Oliveira, que ministrou a disciplina de Economia Solidária e Relações Humanas no Trabalho, retribuiu o agradecimento das estudantes. “Aprendi muito mais do que ensinei com a história de mulheres
oprimidas por uma sociedade machista que só reconhece a igualdade entre os sexos no discurso”, destacou.

A servidora Jamilda Rodrigues Bento, do campus Vitória, é filha de paneleira e fez a ligação entre o campus e a comunidade. Ela teve um papel importante na mobilização das mulheres para participarem do curso. Em sua fala, Jamilda destacou a responsabilidade da instituição em cuidar dessas mulheres. Citando o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, ela lembrou que o Ifes é responsável por aqueles que cativa. A partir disso, a servidora da Diretoria de Extensão, Paula Bevenuto, anunciou que o campus Vitória já está articulando uma continuação do curso para as mulheres da região de Goiabeiras. O projeto está em fase de estruturação e incluirá atividade física, com início previsto em novembro.

Após a entrega dos certificados, o diretor-geral do campus Vitória encerrou a solenidade. Ricardo Paiva contou como é gratificante presenciar a conclusão desse curso. “A verdadeira missão da escola é fazer esse trabalho com a sociedade. Não estamos aqui só para ensinar conteúdo que vai cair em prova, tem que ser muita mais que isso”, finalizou.

O curso começou em dezembro de 2012 e foi concluído em agosto deste ano, com carga horária de 160 horas. Entre os conteúdos abordados estão Identidade e Cultura; Saúde e Direito da Mulher; Ética e Cidadania; Economia Solidária e Relações Humanas no Trabalho; além de Inglês e Espanhol Instrumental; Informática Básica; Língua Portuguesa e Matemática Aplicada. A próxima comunidade a ser atendida pelo Mulheres Mil em Vitória são as moradoras da região da Ilha das Caieiras.



formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil formatura_mulheres_mil
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 1 formatura_mulheres_mil 1
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 2 formatura_mulheres_mil 2
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 3 formatura_mulheres_mil 3
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 4 formatura_mulheres_mil 4
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 5 formatura_mulheres_mil 5
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 6 formatura_mulheres_mil 6
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 7 formatura_mulheres_mil 7
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 8 formatura_mulheres_mil 8
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 9 formatura_mulheres_mil 9
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 10 formatura_mulheres_mil 10
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 11 formatura_mulheres_mil 11
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 12 formatura_mulheres_mil 12
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 13 formatura_mulheres_mil 13
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 14 formatura_mulheres_mil 14
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 15 formatura_mulheres_mil 15
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 16 formatura_mulheres_mil 16
formatura_mulhe...
formatura_mulheres_mil 17 formatura_mulheres_mil 17

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página