Página inicial > Notícias > Campus São Mateus participa da I Semana de Tecnologia, Inovação e Ciência do município

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 11h17 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2013, 11h27

O campus expôs os programas federais, cursos e projeto de extensão oferecidos.

O campus São Mateus participou da I Semana de Tecnologia, Inovação e Ciência de São Mateus e Região Norte do Espírito Santo, nos dias 3 a 5 de setembro. Com um estande de 36 metros quadrados, o campus realizou a divulgação dos seus cursos ofertados, assim como os programas federais Mulheres Mil e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Também foram exibidos aparelhos técnicos utilizados nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecânica e no curso de graduação em Engenharia Mecânica, promovendo a interatividade com o público. Foi exposto ainda o protótipo do modelo de carro Baja, desenvolvido por estudantes do campus durante o projeto de extensão Baja São Mateus. A confecção do carro é destinada para a Competição Baja SAE Brasil, promovida anualmente pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE, que reúne projetos realizados por alunos de todo o país.

Durante a programação do evento foram apresentados cinco trabalhos desenvolvidos por alunos do campus. Os estudantes Joedson Nunes Marques e Lucas Carrafa dos Santos, sob a orientação do professor Thiago Rafalski Maduro, exibiram seus estudos sobre a utilização de novo método de obter energia elétrica baseado na teoria da Piezoeletricidade; as alunas Bárbara Morais dos Santos, Flávia Fraga Stelzer e Vanessa Ferreira Pinto, também orientadas pelo professor , apresentaram “A utilização de recursos mais acessíveis para a fabricação de um tubo de raios catódicos”.

Sob a orientação do professor André Gustavo Galdino, os alunos Diego dos Santos Altoé e Ana Carla Soares de Castro expuseram o projeto intitulado “Utilização do ensaio da chama e da densidade como ferramenta para separação de materiais poliméricos”. Já os estudantes José Antonio Chaves e Letícia Mothé Rodrigues, orientados pelo professor Ney Francisco Camelo, apresentaram o trabalho “Proposta de implantação do sistema UASB no balneário de Guriri”. O aluno Welber Toneto Mota, em um projeto realizado pela parceria com o estudante Mikeli Thomaz e o professor orientador Ademilson Jacinto da Faculdade Vale do Cricaré – FVC, exibiu “O caos e a dicotomia social na modernidade”.

A I Semana de Tecnologia, Inovação e Ciência de São Mateus e Região Norte do Espírito Santo é resultado da interiorização do conhecimento no Estado. A realização é da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho - Sectti com a Subsecretaria Municipal de Ciência e Tecnologia - SubSECT de São Mateus.

Com o tema “Ciência, saúde e esporte”, o evento englobou diversas atividades como a Mostra de Ciência e Inovação, Feira de Ciências e Engenharia, Salão do Inventor Brasileiro, Circuito de Robótica, além de atividades de promoção da saúde e assistência social. A semana tem como principal objetivo incentivar jovens pesquisadores na atividade de produção tecnológica e inovadora.