Página inicial > Notícias > Mestrado do Ifes lança editais para seleção de bolsistas

Mestrado do Ifes lança editais para seleção de bolsistas

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2013, 16h56 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2013, 08h02

Um dos editais é para seleção de estudantes graduados recentemente, que ainda não são alunos do mestrado, para ocupar uma vaga de bolsista da Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais – Propemm lança processo seletivo para uma vaga de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

A seleção é destinada a estudantes graduados recentemente, que ainda não são alunos do mestrado, para ocupar uma vaga de bolsa da Capes, que será disponibilizada neste mês de outubro. Poderão se inscrever graduados em todas as Engenharias, Física, Química, Matemática e Tecnólogos em áreas afins. Neste final de semestre, o bolsista selecionado desenvolverá o projeto de pesquisa e, no primeiro semestre de 2014, fará as disciplinas do mestrado.

As inscrições podem ser feitas até 4 de outubro, das 13h às 17h, na secretaria do Programa, no campus Vitória, em Jucutuquara. A seleção dos candidatos será através da análise de currículo e do histórico escolar e de uma entrevista, que será realizada no dia 9 de outubro, a partir das 14 horas.

Programa Nacional de Pós-Doutorado
O Propemm também recebe inscrições para uma vaga de bolsista de Pós-Doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD, da Capes. O processo de seleção é para a área de concentração Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais e o candidato deverá possuir formação em Engenharia, Física, Química ou áreas afins com conhecimento comprovado nessa área.

Os candidatos não poderão ter vínculo empregatício com o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. O candidato aprovado poderá ministrar aulas tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Os pré-requisitos da seleção são: ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil com visto temporário, sem vínculo empregatício; ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício; ser professor ou pesquisador no País com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

Professores substitutos podem participar da seleção e, caso aprovados, não haverá prejuízo das atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação. No caso de professor ou pesquisador com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, é necessária a comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa. Os candidatos nessa situação não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

As inscrições serão realizadas até às 23h59 min do dia 4 de outubro de 2013. Os candidatos deverão enviar, para o e-mail secretaria.propemm@ifes.edu.br, o Termo de Compromisso assinado (em formato PDF), no qual manifestam estarem cientes e concordarem com o disposto na Portaria Capes nº 086/2013. O documento deverá ser acompanhado de Currículo Lattes e do Projeto de Pesquisa, ambos em formato PDF.

A versão impressa dos documentos deverá ser encaminhada, até 7 de outubro, à Secretaria do Propemm, no campus Vitória, no endereço: Av. Vitória, 1729, Jucutuquara– Vitória – ES- CEP: 29040-780 – Brasil. O envio da versão impressa deverá ser feito exclusivamente por Sedex.

Informações complementares poderão ser obtidas pelo e-mail da Secretaria do Propemm - secretaria.propemm@ifes.edu.br - e na própria Secretaria do Curso, situada na Avenida Vitória, 1729, Setor Propemm, Jucutuquara, Vitória, ES – CEP: 29040-780. Telefone: (27) 3331-2178.

Assunto(s): bolsa , Capes , pós-doutorado