Página inicial > Notícias > Campus Linhares escolhe novo diretor-geral nesta quarta-feira

Campus Linhares escolhe novo diretor-geral nesta quarta-feira

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2013, 12h36 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2013, 19h10

Votação ocorrerá das 8 às 20 horas e o resultado preliminar deve ser divulgado no mesmo dia.

Alunos, professores e técnicos-administrativos do campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes elegem nesta quarta-feira (2) o novo diretor-geral. Estão na disputa Antonio de Freitas, que é professor, e Felix Tragino Sotele, coordenador de Administração do campus. Quem for eleito sucederá o atual diretor do campus Linhares, Mauro Silva Piazzarollo, e ocupará o cargo por quatro anos.

Para ajudar no processo de decisão do voto, a Comissão Eleitoral do campus organizou três debates, em turnos diferentes, para que toda a comunidade acadêmica pudesse participar. Os debates foram realizados no dia 18, na parte da manhã; no dia 24, à noite; e no dia 25 de setembro, no período da tarde.

Os candidatos falaram sobre suas propostas e responderam blocos de perguntas de estudantes, servidores técnicos-administrativos e docentes. Entre as principais demandas levantadas nos debates, estão a reforma do ginásio do campus, a construção de novas quadras, o fornecimento de refeições, o estreitamento de relações com as empresas da cidade para oferta de estágio e emprego, além da carga horária de trabalho e estudo.

Antonio de Freitas destacou que, caso seja eleito, a comunidade acadêmica pode esperar dele uma gestão participativa. Ele afirmou que sua primeira ação seria se reunir com alunos e servidores para traçar metas e receber demandas. Também se dedicaria a assuntos que, no seu ponto de vista, são mais imediatos, como a reforma do ginásio. Dentre suas plataformas estão também a educação inclusiva, o desenvolvimento da pesquisa e da extensão do campus e a qualificação para todos os profissionais.

Felix Tragino apontou a humanização e a participação de todos como principais pontos de uma possível gestão sua. Ele afirmou que o grande valor da instituição são as pessoas e que trabalhará, caso escolhido, para manter abertos os canais de comunicação, valorizar os profissionais, melhorar a estrutura do campus e fortalecer os mecanismos de interação e colaboração, como o grêmio. A estruturação da extensão também está em sua plataforma, e ele defende tanto o encaminhamento de profissionais ao mercado como o feedback das empresas sobre a formação.

Ambos destacaram a importância do momento eleitoral para o campus e pediram o envolvimento de todos no processo. Podem votar todos os servidores que compõem o quadro de pessoal ativo permanente do Ifes, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos do campus.

Servidores afastados para licença capacitação também poderão votar. Aquele que estiver cedido para outro órgão poderá votar no campus do Ifes em que estiver lotado. Não poderão votar funcionários contratados por empresas terceirizadas, ocupantes de cargos de direção sem vínculo permanente com a instituição, servidores com contrato por tempo determinado ou de outros órgãos da administração pública em exercício no campus.

Conheça as propostas dos candidatos.

Outros candidatos
A disputa eleitoral em Linhares começou com um total de quatro candidatos. O professor Erlon Cavazzana oficializou a renúncia à sua candidatura no dia 16 de setembro. Já o servidor Eros Silva Spalla teve a candidatura impugnada no dia 24 de setembro por não atender aos requisitos legais.

Assunto(s): eleição , diretor-geral , debate