Página inicial > Notícias > Setec e CNPq vão selecionar projetos cooperados com o setor produtivo

Setec e CNPq vão selecionar projetos cooperados com o setor produtivo

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2013, 12h42 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2013, 12h42

Poderão participar da seleção pesquisadores vinculados aos Institutos Federais.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, lança uma chamada pública para a seleção de propostas de pesquisadores vinculados aos Institutos Federais. Serão selecionadas propostas para apoio financeiro a projetos cooperados com o setor produtivo, alinhados às características do Plano Brasil Maior e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A previsão é que a chamada pública seja divulgada neste mês de outubro.

O objetivo é apoiar projetos que visem A contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no país, por meio da realização de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica em parceria com empresas públicas ou privadas, órgãos governamentais, fundações que apoiem projetos de desenvolvimento social e econômico, associações produtivas ou cooperativas de trabalho ou produção, ou associações com finalidade de desenvolvimento social.

A chamada está em tramitação no CNPq, com a previsão de descentralização de R$ 20 milhões da Setec para o Conselho. A expectativa é que a chamada seja publicada em breve, ainda neste ano, e ficará aberta durante 30 dias. Na quinta-feira (3), será realizada reunião em Brasília, quando será divulgado o regulamento da chamada, e novas informações serão apresentadas.

A chamada deve apoiar projetos em três linhas:
Linha A – Projetos cooperados de pesquisa, desenvolvimento e inovação entre Institutos Federais e empresas públicas ou privadas, órgãos governamentais, fundações, associações produtivas ou cooperativas de trabalho ou produção.

Linha B – Projetos de extensão tecnológica, cooperados entre Institutos Federais e Empresas, com foco em ações de diagnóstico, consultorias, análises, ensaios e serviços metrológicos.

Linha C – Nucleação e preparação de estudantes do ensino técnico da Rede Federal para concorrerem em competições de conhecimentos.

As áreas estratégicas, isto é, com maior potencial de concorrer aos recursos, são: Aeroespacial e Defesa; Agropecuária; Alimentos; Automobilística; Biotecnologia; Calçados; Construção Civil; Economia Criativa; Energia; Energia Nuclear; Energia Renovável; Fármacos e Complexo Industrial da Saúde; Indústria Naval; Metal-mecânica; Mineração; Nanotecnologia; Petróleo e gás; Pesca e Aquicultura; Tecnologia Assistiva; Tecnologias Educacionais; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Tecnologias para Sustentabilidade; Têxtil e Vestuário.