Página inicial > Notícias > Aluna do campus Cachoeiro apresenta pesquisa sobre tratamento de efluentes no setor de Rochas Ornamentais

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2013, 16h47 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2013, 16h59

O trabalho utilizou amido de milho gelatizado para promover a floculação dos efluentes do processo de polimento de rochas ornamentais.

A estudante Bruna Corrêa Alves, da graduação em Engenharia de Minas do campus Cachoeiro de Itapemirim, apresentou a sua pesquisa científica no 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Goiânia – GO, de 15 a 19 de setembro. A pesquisa, orientada pelo professor Maurício Sartori, é intitulada "Uso do amido de milho como floculante no tratamento de efluentes de polimento de rochas ornamentais".

O setor de Rochas Ornamentais é um segmento da Mineração que trata da extração e beneficiamento de jazidas minerais com características estéticas peculiares. O beneficiamento de rochas ornamentais, de uma maneira geral, ocorre em duas etapas: Serragem e Polimento. Durante o processo de polimento é gerada uma grande quantidade de efluentes e, na maioria das indústrias, o tratamento desses efluentes é realizado por meio da sedimentação precedida de floculação, com o uso de um polímero floculante sintético.

O trabalho apresentado pela estudante teve como objetivo promover ensaios laboratoriais com amido de milho gelatizado para promover a floculação dos efluentes. Segundo os resultados obtidos após a pesquisa, concluiu-se que o floculante natural (amido) possui uma excelente viabilidade técnica, pois promove satisfatoriamente a remoção da turbidez nos efluentes e não é nocivo à saúde humana e ao meio ambiente, uma vez que é consumido como alimento.

De acordo com o professor e coordenador da graduação em Engenharia de Minas, José Geraldo de Lima, o evento foi uma oportunidade para divulgar o potencial acadêmico-científico dos alunos do campus Cachoeiro, sendo que um deles inclusive já foi patenteado. Para o professor, é preciso incentivar que os alunos desenvolvam pesquisas científicas nessa área, que ainda necessita de soluções para os problemas que lhe são peculiares, principalmente os problemas ambientais.

Redes de Computadores
O professor de Informática Ederval Pablo Ferreira da Cruz, do campus Itapina, teve trabalho aceito para publicação na edição de novembro do periódico International Journal of Computer Networks & Communications. O artigo “Performance Comparison of Aodv and Olsr Using 802.11a and DSRC (802.11p) Protocols in Urban Vanets” trata da avaliação de dois protocolos de roteamento de redes ad hoc móveis (AODV e OLSR) usando os padrões de comunicação 802.11a e 802.11p em um cenário urbano.

O trabalho foi realizado em conjunto com o aluno da graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ, Bruno Silva; e também teve a colaboração da professora de inglês do campus Itapina, Larissa Broetto.