Página inicial > Notícias > MCTI e ITS Brasil oferecem curso a distância gratuito para pessoas com deficiência

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2013, 17h30 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2013, 17h33

O curso visa a capacitar pessoas com necessidades especiais e profissionais que atuam com a colocação ou a intermediação dessas pessoas no mercado de trabalho.

Apesar dos esforços e das políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência, ainda existe um grande contingente de pessoas em idade economicamente ativa que estão fora do mercado de trabalho formal. Por essa razão, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis), promove, em parceria com o ITS Brasil, a implantação no Brasil do Emprego Apoiado.

O Emprego Apoiado é uma metodologia utilizada nos processos de inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Para isso, é ofertado o primeiro curso de Emprego Apoiado no Brasil.

O curso visa a capacitar pessoas com necessidades especiais e profissionais que atuam com a colocação ou a intermediação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ou que trabalham no âmbito de atenção às pessoas com deficiência. Os participantes poderão conhecer e aprender a utilizar essa metodologia.

O curso é gratuito e é ofertado na modalidade a distância. A carga horária é de 100 horas, equivalente a cerca de 10 semanas de duração, e a certificação será mediante a entrega do trabalho de conclusão do curso.

O curso tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer/ Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CTI/CNRTA), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).

Saiba mais sobre o Curso de Emprego Apoiado e inscreva-se.

Emprego Apoiado
O Emprego Apoiado nasceu há mais de trinta anos nos Estados Unidos como uma metodologia para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, aplicando-se, posteriormente, também, para pessoas com especial dificuldade em encontrar um emprego. A metodologia analisa o potencial e o perfil da pessoa com deficiência desempregada e os compara com as vagas e necessidades de trabalho de uma empresa, facultando encontrar ou criar uma vaga que beneficie os dois lados.

O Emprego Apoiado abrange um conjunto de serviços e ações (denominados apoios) destinados às pessoas com deficiência (e a outras com especial exclusão social), para que elas consigam acesso ao emprego formal no mercado competitivo, assim como as mesmas condições de trabalho e salário do trabalhador sem deficiência.

Com informações do ITS Brasil