Página inicial > Notícias > Palestra orienta servidores do Ifes sobre Governança Corporativa na gestão estratégica

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2013, 17h35 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2013, 17h47

De acordo com o palestrante, a finalidade da Governança Corporativa é melhorar o desempenho da organização e contribuir para a sua perenidade.

Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram, na quinta-feira (26), de palestra com o tema “Governança Corporativa: a profissionalização da gestão”, ministrada pelo professor Leandro Pfeifer, no campus Serra. O objetivo foi expor os princípios da Governança Corporativa e suas contribuições para a melhoria da gestão institucional.

Durante sua apresentação, o professor enfatizou que a governança já é realizada, uma vez que há governança onde há controle e administração. “A questão é que esse controle não é sistematizado”, destacou. Ele ressaltou ainda o papel da Tecnologia da Informação (TI) no processo de Governança Corporativa. “Os processos de negócios estão cada vez mais dependentes da TI. Portanto, é preciso controle baseado em tecnologia”.

Outro ponto abordado na palestra é a importância do planejamento para uma gestão estratégica profissional e eficaz. Mas o professor lembrou que organizações da área de educação não devem focar em um planejamento imutável. “Planejamento é trilha, e não trilho”, afirmou. Ele destacou ainda que a implementação da governança exige comprometimento e liderança e que é um processo lento.

Pfeifer ressaltou ainda que a profissionalização da Gestão Estratégica vem com a governança. De acordo com o palestrante, a finalidade da Governança Corporativa é melhorar o desempenho da organização e contribuir para sua perenidade. “O seu papel é estabelecer procedimentos para alinhar interesses distintos a partir de uma mesma Cultura Organizacional”, disse.

Foram apresentados alguns exemplos relacionados a organizações educacionais. O professor falou ainda sobre a Governança de TI, explicando quais são os principais desafios, os passos para a implementação da governança e seus benefícios.

Além de expor os benefícios da Governança Corporativa para a instituição, a palestra ressaltou sua importância para o planejamento estratégico. O evento foi aberta a servidores e alunos interessados no tema e contou com a participação de gestores do Ifes e dos campi e dos coordenadores de Tecnologia da Informação dos campi.

Leandro Pfeifer presta consultoria em Governança, principalmente de TI, inclusive para o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG. Ele é professor em Gestão de TI e Gerenciamento de Serviços de TI pela Universidade Católica de Brasília e pesquisador em Governança de TI pela Universidade de Brasília – UnB.

Assunto(s): palestra , governança , gestão