Página inicial > Notícias > Palestras e debates movimentam o Outubro Rosa no Ifes

Palestras e debates movimentam o Outubro Rosa no Ifes

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2013, 09h53 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2013, 09h53

A Reitoria e os campi Itapina, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha realizarão atividades especiais em apoio à campanha.

O mês de outubro é marcado pela campanha que tem como principal objetivo conscientizar toda a sociedade para o combate ao câncer de mama: o Outubro Rosa. O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, em apoio à causa, realizará diversas atividades que pretendem colaborar com a instrução dos servidores e estudantes em relação aos riscos e prevenções para esse tipo de câncer.

A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor – CASS em conjunto com os campi do Ifes irá promover palestras e distribuição de material informativo ao longo de todo o mês. Na Reitoria e em alguns campi como Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória também foram trocadas as luzes externas para a cor rosa.

No dia 10 de outubro, na Reitoria, e dia 21, no campus Serra, será ofertada aos servidores a palestra “Prevenção ao câncer de mama e colo de útero”, ministrada pela médica do trabalho da CASS Adriana Vilarim Fernandes Fávaro. Ambos os eventos terão início às 15 horas, todos os servidores estão convidados a participar usando rosa no dia das palestras.

No campus Vila Velha, a conscientização acontece por meio de uma palestra que enfocará o câncer de mama e os outros tipos de câncer mais prevalentes nos adultos. A ministrante será Solange Amigo, membro da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Afecc. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e será realizado das 15 às 17 horas na sala 212, dia 16 outubro. No campus também será feita distribuição de fôlderes informativos e camisas.

Com uma palestra do enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, o campus Nova Venécia realiza suas atividades destinadas ao Outubro Rosa no dia 23, a partir das 16 horas. Além da palestra haverá distribuição de material informativo, confecção do Cartão da Mulher para as servidoras que ainda não o possuem, e agendamento para realização do exame preventivo Papanicolau.

O campus São Mateus organizou uma mesa redonda com a participação da enfermeira Valéria Pignaton, da Atenção Básica de Saúde da prefeitura, e seu relato sobre o “Perfil epidemiológico do município, ações e estratégias de combate ao Câncer da Associação”.

Haverá também a presença de Luzia Gottardo, membro da Associação Mateense de Combate ao Câncer - Amecc, debatendo a “Importância do Cacon no município de São Mateus e o papel da Amecc para assegurar este serviço”. Além disso, pessoas diretamente envolvidas com o câncer de mama estarão presentes no evento para darem seus depoimentos. O evento acontecerá no Litorâneo, às 14 horas, no dia 30.

No campus Venda Nova do Imigrante será realizada a divulgação de material informativo e da programação especial que a Secretaria de Saúde do município preparou para o mês de outubro.

Com a iniciativa do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, o campus Itapina preparou para 14 de outubro um dia inteiro de atividades relacionadas não apenas ao câncer de mama, mas abrangendo o assunto para a doença de uma maneira geral. A partir das 14 horas, toda a comunidade do município e acadêmica está convidada a comparecer no ginásio de esportes do campus, onde convidados que tiveram experiências relacionadas ao câncer compartilharão suas história. Em seguida haverá apresentação do Coral de Libras do Ifes com a interpretação da música “Campeão Vencedor”.

As professoras Elizabeth Martins e Tessa Chimelli falarão sobre “O que o adolescente precisa saber sobre o câncer?” e Edileia Maria Pereira, membro da Associação das Amigas para o Bem Viver, realizará a palestra “Outubro Rosa – Um movimento de amor à vida!”.

O destaque do evento será a campanha: “Cabelo: nem o meu, nem o seu – O NOSSO!”, que tem como objetivo recolher doações para o banco de cabelos de um hospital do município. O corte de cabelos acontecerá às 15 horas na área externa do prédio pedagógico. As inscrições para participar da doação acontecem até o dia do evento na sala de coordenação de cursos superiores do campus, das 7 às 22 horas. Para mais informações, ligue: (27) 3723-1221.