Página inicial > Notícias > Campus de Alegre realiza eventos destinados à Cafeicultura

Campus de Alegre realiza eventos destinados à Cafeicultura

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2013, 09h56 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2013, 09h56

II Seminário de Cafeicultura, III Encontro de Cafeicultores e I Workshop de Pesquisas em Café serão realizados conjuntamente no período de 15 a 18 de outubro.

A cada dois anos, o campus de Alegre realiza o Seminário de Cafeicultura, evento destinado à realização de palestras e debates a respeito dos assuntos recorrentes no mercado do café. Em sua segunda edição, o seminário deste ano acontecerá de 15 a 17 de outubro, juntamente a dois outros eventos: o III Encontro de Cafeicultores e o I Workshop de Pesquisas em Café do Ifes.

Reunindo estudantes, servidores e profissionais ligados às Ciências Agrárias, o II Seminário de Cafeicultura terá espaço para perguntas e discussões dos participantes. A abertura, no dia 15, terá início às 18 horas, contando com a presença do subcoordenador de Licenciamento Ambiental do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf, Emanuel Maretto Effgen, ministrando a palestra sobre o licenciamento de atividades ligadas à cafeicultura.

No segundo dia (16), a partir das 18 horas, Romário Gava Ferrão, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, falará sobre o “Café Conilon no Espírito Santo: Tecnologias, Evolução e Desafios”, seguido da palestra de Vinícius Vieira Cunha, pesquisador da Fertilizantes Heringer, com o título “Variedades de Café Arábica”.

O último dia de atividades do seminário terá “Tecnologias para Produção de Cafés de Qualidade” como um dos temas abordados, com Fabiano Tristão Alexandre, funcionário do Incaper. Em seguida, o tecnólogo em Cafeicultura do Incaper Tássio da Silva Souza realizará a palestra “Inovações Tecnológicas e a Influência nos Parâmetros Qualitativos no Café”.

As inscrições para participação são gratuitas e devem ser feitas no Salão Nobre do campus, onde o evento será realizado.

O I Workshop de Pesquisas em Café do Ifes acontecerá no dia 16, a partir das 8 horas. Serão apresentados trabalhos e banners de pesquisadores do Ifes e institutos parceiros. O evento reunirá convidados de instituições relacionadas à área da cafeicultura, ciências agrárias e agroindústria – como o Incaper, o Centro de Ciências Agrárias da Ufes de Alegre, a Heringer e alguns campi do Ifes, como Santa Teresa e Ibatiba.

Já o III Encontro de Cafeicultores ocorre no último dia de atividades (18), com o tema “Gestão da Cafeicultura em Tempos de Mercado em Baixa”. Haverá oficinas e apresentação musical, além de uma palestra abordando o tema central do evento com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

O encontro tem o objetivo de reunir produtores atendidos pela empresa júnior do campus de Alegre, a Caparaó Jr., nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, possibilitando troca de experiências e diálogo sobre novas demandas. O evento terá início às 8h30 e tem previsão de término para as 15h30, sediado na quadra coberta do campus de Alegre.

Para mais informações, fique atento à página do campus de Alegre ou procure o setor de Cafeicultura pelo telefone: (28) 3552 8131 - ramal 252 ou pelos e-mails: nhgmartins@ifes.edu.br ou caparaojr@gmail.com.