Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes publicam livro e artigos

Servidores do Ifes publicam livro e artigos

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2013, 10h05 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2013, 10h05

Professor do campus Vitória assina artigo e a co-organização de “Desafios do Desenvolvimento Capixaba no Século XXI”

Professores e uma pedagoga do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tiveram artigos publicados em livros. Wander Luiz Pereira dos Santos, do campus Vitória, além de ter um texto de sua autoria publicado, ainda assina a organização do livro “Desafios do Desenvolvimento Capixaba no Século XXI”, juntamente com o professor Jorge Luiz dos Santos Junior, da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. O título, que será lançado no dia 17 de outubro, reúne artigos de ambos e de outros seis autores.

Segundo o professor Wander Luiz, a publicação busca contribuir para uma reflexão sobre a dinâmica do desenvolvimento, pensando os diversos elos de uma rede de atores e instituições que se entrelaçam no campo antropológico e cultural, no interior e na cidade, no meio ambiente e na economia, que formam ou tendem a formar uma sociedade e uma cultura capixaba. “Os desafios são muitos e, nesse livro, apontam-se algumas pistas do que não pode ser negligenciado nos debates e nas ações”, conta.

O lançamento será feito na Biblioteca Pública do Espírito Santo, às 19 horas do dia 17 de outubro. Na ocasião, haverá ainda uma “Roda de conversa sobre o desenvolvimento capixaba” com o professor Arlindo Villaschi. A biblioteca fica na avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória.

Educação e Inclusão
A pedagoga Marlinda Gomes Ferrari e a professora de Biologia Mirella Guedes Lima de Castro, do campus Colatina, e a professora de Inglês Sanandreia Torezani Perinni, do campus Santa Teresa, tiveram artigos publicados no livro “Estudos e Pesquisas sobre Síndromes (Relatos de casos)”, lançado pela Wak Editora, sob a organização do professor doutor Rogério Drago, da Ufes. O livro está à venda na Livraria Cultura.

Marlinda e Mirella assinam dois textos: Síndrome Cornélia de Lange e Síndrome de Down. Sanandreia participou da elaboração dos artigos Síndrome de Apert e Autismo. A publicação surgiu a partir das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão, coordenado pelo professor Rogério. Este é o segundo livro lançado pelo grupo. Segundo Marlinda Ferrari, a intenção é apresentar uma nova publicação a cada ano.