Página inicial > Notícias > Corais Maria Penedo e Camerata Ifes participam do 14º Cantares nesta quinta-feira

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2013, 18h11 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2013, 18h11

Encontro nacional de corais será realizado no Teatro Universitário, no campus da Ufes em Goiabeiras.

Os corais Maria Penedo e Camerata Ifes, do Instituto Federal do Espírito Santo, vão se apresentar na primeira noite do 14º Encontro Nacional de Corais do Espírito Santo – Cantares. O evento vai de 10 a 12 de outubro, no Teatro Universitário, no campus da Ufes em Goiabeiras, com apresentações sempre a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Na quinta-feira (10), o Camerata será o segundo coro a se apresentar. Já o Maria Penedo será o quinto da noite, que contará ainda com apresentações do Altivoz, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); Coral da Arcelor Mittal; Madrigal Mosaico, do curso de Música da Ufes; e o Coro Jovem da Faculdade de Música do Espírito Santo.

No repertório do Coro Maria Penedo, estão as canções “Yemanjá”, de Nelson Ferreira e Luiz Luna, com arranjo de Islene Leite; “Muié Rendera”, do folclore nordestino, com arranjo de Carlos Alberto P. Fonseca;
“Três Cantos Nativos dos Índios KRAHÓ”, com arranjo de Marcos Leite; “Fantasma da Ópera”, de Andrew Lloyd Webber; e “The Ballad of Sweeney Todd”, de Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.

O Camerata Ifes apresentará um enredo adaptado da ópera Cavalleria Rusticana, composta por Pietro Mascagni para um libreto de Giovanni Targioni-Tozzetti e Guido Menasci. O coro cantará as árias “Gli aranci ollezano”, “Il cavallo scalpita”, “Viva il vino spumeggiante” e “Inneggiamo Il Signor non e morto”.

O 14º Cantares é promovido pela Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes e contará com a participação de um total de 15 grupos. Este ano, o encontro homenageia a África com o tema “Africaencanto”. Na abertura do evento, o público poderá conferir um espetáculo de dança afro da Cia. de Dança Andora Ufes. Já o encerramento, no sábado (12), ficará a cargo do Coral da Ufes, que apresentará o Musical Negro Spiritual.