Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes participam da 14ª Mini-ONU da PUC Minas

Alunos do Ifes participam da 14ª Mini-ONU da PUC Minas

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2013, 18h38 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 09h17

São 42 estudantes do campus Aracruz e 10 do campus Vitória inscritos no evento.

O Ifes será representado por 52 estudantes na 14ª edição do Mini-ONU, realizada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. São 10 alunos do campus Vitória e 42 do campus Aracruz que participarão do evento, realizado de 12 a 15 de outubro na universidade, em Belo Horizonte.

No campus Vitória, a preparação para o Mini-ONU acontece desde junho com reuniões de simulação realizadas duas vezes na semana, sob a coordenação das professoras Sidnília de Sousa, Maria Angela Coser e com o apoio das alunas Dayana Cristina da Silva e Rosemary de Souza Ribeiro, do curso técnico em Segurança do Trabalho do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja.

Já em Aracruz, os alunos são orientados pelo professor Helder Januário da Silva Gomes, com encontros preparatórios mensais. Os encontros e participações em eventos de simulação geopolítica fazem parte de um projeto da disciplina de Geografia.

No mês de agosto foi realizada no campus Aracruz, a Simulação Geopolítica do Instituto Federal do Espírito Santo – Sigi, que reuniu estudantes de Ensino Médio dos campi do Ifes e de escolas públicas, estaduais e particulares dos municípios de Vitória, Vila Velha, Colatina, São Mateus, Cariacica e Serra. A atividade também funcionou como uma preparação para os estudantes que participarão no Mini-ONU esta semana.

O Modelo Intercolegial das Nações Unidas – Mini-ONU é um projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da PUC Minas, e possibilita aos estudantes do ensino médio desenvolverem suas capacidades de percepção e compreensão dos acontecimentos internacionais. O evento funciona por meio da simulação de órgãos e fóruns da Organização das Nações Unidas – ONU. Nele os participantes se portam como delegados representantes de países ou organizações internacionais e debatem temas centrais da agenda internacional, como direitos humanos, saúde, economia, geopolítica e segurança.