Página inicial > Notícias > Equipes do campus Ibatiba participam da final da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2013, 08h30 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2013, 11h12

Três grupos estão classificados para a última fase da competição, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, na Unicamp.

Três times do campus Ibatiba do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes estão classificados para disputar a final da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 19 e 20 de outubro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foram cinco etapas realizadas on-line até a classificação dos finalistas. Das 381 equipes do Espírito Santo inscritas, restaram apenas as do campus Ibatiba.

A final será feita de forma presencial. Como prêmio pela primeira colocação no Estado, a equipe “Qqueutofazenaqui”, formada pelos alunos Bruna Nantes Hybner Ferreira, Henrique Souza Campos e Igor Ambrósio Faria, terá as passagens aéreas pagas pela própria organização da 5ª ONHB. Também se classificaram os times “Beta XXI”, formado por Ulysses Dutra Hubner, Ulisses Hubner Alvim e Vinícius Jacinto de Oliveira, e “Novo Mundo”, dos alunos Pedro Henrique Amorim Oliveira, Sabrina Silveira Alcure e Thalyta Racquel da Silva Dias. Todos são orientados pelo professor Plínio Ferreira Guimarães.

Ao todo, a Olimpíada teve cerca de 10.400 equipes inscritas, de todo o Brasil. A final contará com 301 equipes de todas as unidades da federação.

Cachoeiro
Quarenta e dois estudantes do curso de Engenharia de Minas do campus Cachoeiro de Itapemirim participaram, entre os dias 23 e 27 de setembro, do 15º Congresso Brasileiro de Mineração e da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), em Belo Horizonte (MG). A organização dos dois eventos foi do Instituto Brasileiro de Mineração.

Paralelamente, os alunos estiveram também no V Eneminas – Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Minas e fizeram visitas técnicas a grandes empresas do setor de Mineração, como Vale e Samarco. A participação dos alunos foi conduzida pelo professor Marcônio Pereira de Magalhães.

De acordo com o coordenador da graduação em Engenharia de Minas, professor José Geraldo de Lima, os dois eventos constituem excelentes oportunidades para se estreitar relacionamentos entre empresas mineradoras, fornecedores, autoridades, trabalhadores, acadêmicos e o público em geral. Além disso, foram um momento para divulgação do curso e do Ifes junto às empresas do setor.