Página inicial > Notícias > Alunos de Engenharia de Minas apresentam trabalho em congresso nacional

Alunos de Engenharia de Minas apresentam trabalho em congresso nacional

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2013, 18h15 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2013, 18h16

Dois bolsistas de iniciação científica do campus Cachoeiro tiveram trabalho exposto durante o XII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais.

Os estudantes Maycon Sérgio Gomes e Luiz Fernando da Silva Cordeiro, do curso de Engenharia de Minas do campus Cachoeiro de Itapemirim, apresentaram trabalho durante o XII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). O evento foi realizado de 29 de setembro a 3 de outubro em Campos do Jordão, São Paulo, e teve um total de 1845 trabalhos submetidos, contando com a participação de pessoas de 25 países e de diversos estados brasileiros.

A SBPMat tem importante atuação na comunidade científica internacional de pesquisa de materiais, sendo a vocação interdisciplinar – que inclui físicos, químicos e engenheiros de materiais – uma de suas principais características.

Maycon e Luiz Fernando, ambos bolsistas de iniciação científica, exibiram dois pôsteres apresentando a solução da equação de Schrödinger numericamente, encontrando a função de onda, também chamada de conjunto de base, que melhor descreve o sistema.

A equação de Schrödinger é o equivalente à segunda lei de Newton para sistemas microscópicos. Ela é responsável por descrever toda a química teórica e todos os fenômenos que ocorrem na escala de tamanhos de átomos e moléculas, portanto, é usada rotineiramente para resolver problemas em escala microscópica.

O trabalho, orientado pelo professor Paulo José Pereira de Oliveira, do campus Cachoeiro, com a colaboração dos professores Ricardo Abreu Toríbio, também do campus; e José Maria Pires, da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, propõe uma nova solução, ou seja, um conjunto de base inédito, que inclui uma metodologia diferente dos outros disponíveis na literatura.

Para fazer os cálculos, foram usados programas computacionais específicos, desenvolvidos por vários pesquisadores de diversos países, disponíveis gratuitamente. As funções de ondas encontradas foram aplicadas em cálculos de propriedades estruturais e magnéticas de sistemas moleculares e os resultados apresentaram bom acordo com as medidas experimentais.