Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes são destaque em eventos

Estudantes do Ifes são destaque em eventos

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2013, 18h16 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2013, 07h17

Os campi Aracruz e Vitória participaram do 14º Mini-ONU, ganhando 13 menções honrosas.

A última semana foi marcada pelas premiações recebidas por alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes em dois eventos tradicionais: O Modelo Intercolegial das Nações Unidas – Mini-ONU e a Olimpíada Brasileira de Agropecuária - Obap. Os campi Aracruz e Vitória foram destaque na simulação geopolítica, enquanto os campi de Alegre e Itapina tiveram notoriedade na olimpíada.

Durante o Mini-ONU, realizado pela 14ª vez na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, 13 estudantes foram agraciados com menções honrosas pelo destaque que tiveram em seus respectivos comitês. O Ifes foi a instituição com maior número de participantes, sendo 42 de Aracruz e dez de Vitória.

O campus Aracruz foi a escola mais premiada do Estado, recebendo 12 menções honrosas. O campus participa do evento há três anos e possui um projeto integrado ao programa curricular da disciplina de Geografia, coordenado pelo professor Helder Januário e pela assistente de aluno Layza Spinassé, que visa ampliar a participação dos alunos em debates de relevância geopolítica nacional e internacional. Deste modo, busca-se fomentar a formação de cidadãos críticos e ativos em relação aos acontecimentos mundiais.

Receberam menções honrosas os alunos: Daniella Stefanelli, Gabriel Quinteiro Nascimento, Jackson Pereira Junior, Gabriela Capucho, Evelyn Santana, Ariani Morales, Mariana Kyster de Freitas, Luiz Guilherme de Oliveira, Manoel Tuller Neto, João Victor Massariana, Giuliano Andrade e João Pedro Machado.

Os dez estudantes que representaram o campus Vitória participaram do evento pela primeira vez, participando de oito comitês durante a simulação. Como resultado, o estudante Ítalo Ferreira Favero foi destaque e recebeu menção honrosa pela sua atuação no comitê de reforma da Organização das Nações Unidas – ONU. A professora de Geografia Sidnília de Sousa se mostrou satisfeita com a participação dos discentes: “Independente das menções honrosas, foi um evento muito gratificante e com resultado muito bom. Vi muito crescimento nos alunos.”

O Mini-ONU é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas. Esse ano reuniu cerca de mil alunos do Ensino Médio de todo o país durante os dias 12 a 15 de outubro.

Olimpíada de Agropecuária
Quatro equipes e dois alunos foram premiados na última etapa da 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – Obap. Os participantes ganharam medalhas de ouro, prata e bronze por equipe e dois estudantes tiveram destaque em terceiro e quarto lugar na classificação individual.

Ao todo foram oito equipes do Ifes classificadas na fase final da olimpíada pela modalidade Técnico Integrado/Concomitante, quatro do campus de Alegre e quatro do campus Itapina. A premiação aconteceu no dia 13, no Centro de Excelência do Café do Instituto Federal do Sul de Minas – IFSULDEMINAS. Durante a mostra cultural de encerramento, realizada no dia 12, as alunas Mariana Capetini e Jéssica Pereira do campus de Alegre realizaram uma apresentação sobre o município de Alegre com um texto produzido por elas.

O evento aconteceu durante três dias, de 11 a 13, no campus Machado do IFSULDEMINAS, tendo a participação de 50 equipes da Modalidade Técnico Integrado/Concomitante e 15 equipes da Modalidade Técnico Subsequente, cada equipe composta por três alunos e um orientador.

Confira a classificação dos estudantes:

Modalidade Técnico Integrado/Concomitante
Medalhas de Ouro por equipe
5º lugar: Equipe Carcarás, do campus Alegre, composta pelos alunos: Élder Vieira, Hiago Castro e Matheus Pregioni, orientados pelo professor Jefferson Ferrari.

Medalhas de Prata por equipe
7º lugar: Equipe Brizantas, do campus de Alegre, composta pelos alunos: Jackson da Silva, Luciana Cirino e Renan Quintino, orientados pelo professor César Otaviano Penna Júnior.

9º lugar: Equipe Os persistentes, do campus Itapina, composta pelos alunos: Agenor Nicoli Neto, Alan de Lima Nascimento e Premoli, orientados pela servidora Denilce Salvador.

Medalhas de Bronze por equipe
12º lugar: Equipe 3W Itapina, do campus Itapina, composta pelos alunos: Willian Rasfaschy Jacob, Wendrey Chagas Tessarolo e Wuberlan da Silva, orientados pelo professor Afrânio Afonso Ferrari Baião

Alunos destaques
3º lugar: Élder Vieira, do campus de Alegre

4º lugar: Alan de Lima Nascimento, do campus Itapina

O campus de Alegre também foi premiado com uma minibiblioteca de acervo da Embrapa Informação Tecnológica pela sua representatividade regional.

obap_2013_1
obap_2013_1 obap_2013_1