Página inicial > Notícias > Projeto estimula ações de conscientização ambiental e solidariedade no campus Ibatiba

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2013, 18h42 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2013, 19h01

O Matemática para a Vida tem o objetivo de incentivar os alunos a desenvolverem ações de conscientização e preservação ambiental e de solidariedade com o próximo.

A formação do aluno do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes vai além das disciplinas do currículo escolar. Um exemplo é o projeto Matemática para a Vida, desenvolvido pelo professor de Matemática Anderson Oliveira Gadioli e por alunos do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, do campus Ibatiba.

O projeto, elaborado como parte do componente curricular de Matemática, tem o objetivo de incentivar os alunos a desenvolverem ações de conscientização e preservação ambiental e de solidariedade com o próximo. Os alunos foram divididos em oito grupos e cada grupo ficou responsável por uma ação do projeto, como arrecadação de agasalhos, coleta de pilhas usadas, visita e realização de trabalhos com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae do município de Ibatiba.

Os estudantes também realizaram diversas atividades com os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Pereira Silveira, com exposição de vídeos educativos sobre meio ambiente, produção de textos e desenhos e confecção de bonecos com material reciclado. As atividades foram realizadas durante o mês de setembro e tiveram o objetivo de alertar os alunos do ensino fundamental sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Os materiais produzidos pelos alunos da escola municipal, sob a supervisão dos estudantes do campus Ibatiba, foram expostos na Feira do Verde, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Ibatiba, entre os dias 18 e 20 de setembro.

E no dia 26 de setembro, os estudantes do 5º ano visitaram o campus Ibatiba para conhecer a instituição e os cursos ofertados: Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Florestas. Na ocasião, aos alunos da escola municipal também assistiram a um vídeo educativo com dicas sobre a preservação da natureza, a importância da reciclagem e reutilização de materiais.