Página inicial > Notícias > Representantes da Comissão de Acessibilidade na EAD visitam campus no Rio Grande do Sul

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 08h32 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2013, 08h36

Servidores conheceram trabalho do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Bento Gonçalves.

Dois servidores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram de uma visita técnica ao campus Bento Gonçalves, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Elton Vinícius Silva, programador visual do Centro de Educação a Distância (Cead), e Suzana Maria Gotardo Chambela, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Santa Teresa, estiveram no local nos dias 8 e 9 de outubro. Ambos são da Comissão de Acessibilidade na Educação a Distância (EAD) do Ifes.

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho do Napne local e do Projeto de Acessibilidade Virtual (PAV) realizado no campus gaúcho, que é referência em pesquisa, acessibilidade e desenvolvimento de projetos na área. Por meio do PAV, são realizadas pesquisas e publicações de materiais digitais acessíveis, bem como a avaliação de acessibilidade em sítios eletrônicos. Com a visita dos representantes do Ifes, a equipe realizou o teste de acessibilidade no site da EAD do Ifes, apontado problemas e soluções.

Elton conta que foi interessante observar que o IFRS mantém na equipe pessoas com deficiência para colaborarem na produção de ferramentas e pesquisas, ajudando a atender melhor às necessidades. Ele ainda destacou o setor de Tecnologias Assistivas (TA) do campus Bento Gonçalves, que além de contar com diversos itens adquiridos por meio de compras desenvolve produtos visando a diminuição dos custos, além de produzir material informativo.

Suzana e Elton ainda relatam que a visita teve a participação da professora da EAD do IFRS Vera Lúcia Fucks, que é cega e foi aluna de um curso à distância do Ifes. Segundo Suzana, Vera Lúcia fez diversas contribuições quanto à produção dos materiais do curso, de forma a ampliar a acessibilidade, e também elogiou a equipe, a qualidade dos materiais e a organização das páginas eletrônicas.