Página inicial > Notícias > Integrantes do Nera ficam em 1ª lugar na Soccer Open da RoboCupJunior

Integrantes do Nera ficam em 1ª lugar na Soccer Open da RoboCupJunior

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 12h54 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2013, 14h44

Com colegas de São Paulo e Pernambuco, alunos do campus Vitória formaram a equipe EmeroCHS, que fabricou e programou robô vencedor.

Entre os dias 13 e 20 de outubro, alunos e professores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, dos campi Serra e Vitória, participaram do Robotics Trends 2013, que reuniu vários eventos da área de robótica e foi realizado na cidade de Fortaleza (CE). Todos os professores e alunos fazem parte do Núcleo de Estudos em Robótica e Automação (Nera), do Ifes.

O time EmeroCHS, formado pelos alunos Ivan Seidel Gomes, André Seidel Oliveira e Mateus Canejo, do campus Vitória, e outros estudantes de São Paulo e Pernambuco, ficou em primeiro lugar nacional na categoria Soccer Open, da RoboCupJunior. Eles construíram dois robôs, mesmo a distância, e conseguiram conquistar o título. Os alunos tiveram a orientação dos professores Felipe Martins, que também fez parte da organização da categoria Soccer da RoboCupJunior; e Hudson Cássio Oliveira.

E a equipe Gatos de Shrödinger, do campus Vitória, também participou da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica - categoria Resgate A, realizada dentro da programação do Robotics Trends 2013. A equipe é formada por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eletrotécnica, Carolina Lima Guimarães; e em Mecânica, Arthur Pratti Dadalto e Vívian Bezerra de Sá Thiebaut.

O professor Eduardo Max e os estudantes Leonardo Camilo Ribeiro e Amanda Bragança Farias, do curso Técnico em Informática do campus Serra, apresentaram o trabalho Sistema de Controle de uma Plataforma Robótica Experimental baseada em Visão Computacional Utilizando Kinect, na Mostra Nacional de Robótica (MNR). A classificação dos trabalhos da mostra sai no dia 28 de outubro.

Já o professor Rafael Vivacqua, também do campus Serra, apresentou o trabalho “Visual lane tracking and prediction for autonomous vehicles”, no Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente. O trabalho é parte de sua pesquisa de doutorado e teve como coautores o professor Felipe e também a professora Raquel Frizera Vassallo, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Assunto(s): robótica , futebol , kinect