Página inicial > Notícias > Equipe do projeto Telessaúde ministra capacitação para médicos cubanos

Equipe do projeto Telessaúde ministra capacitação para médicos cubanos

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 13h05 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2013, 14h43

Profissionais estão inscritos no Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

A equipe do projeto Telessaúde Espírito Santo promoveu capacitação para os 750 médicos cubanos inscritos no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que participam de treinamento em Guarapari. O projeto representou o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. O treinamento foi realizado no dia 19 de outubro, no Sesc do município.

O Telessaúde é um programa de abrangência nacional do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência. Com isso, pretende melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde por meio da qualificação profissional e redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes, além do aumento de atividades de prevenção a doenças.

Durante a capacitação, a equipe apresentou o Programa Telessaúde Brasil Redes, seus benefícios, os serviços disponibilizados aos profissionais de saúde e os Núcleos de Telessaúde existentes no Brasil.

Participaram do treinamento o coordenador do projeto e professor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Rodrigo Varejão; o gerente do projeto, Marcelo Schimidt, também professor do Ifes; o médico Thiago Dias Sarti; e a coordenadora do Comitê Estadual de Telessaúde, Solange Loss Corradi.

Essa é a segunda etapa do Programa Mais Médicos, que inclui aulas de saúde pública e língua portuguesa durante três semanas. O treinamento teve início no dia 7 de outubro. Além de Guarapari, o módulo acontece paralelamente em outras três cidades brasileiras. Os médicos cubanos irão visitar unidades de saúde de Anchieta e Guarapari para se inteirarem melhor sobre o seu funcionamento.

Assunto(s): médicos , telessaúde , cubanos