Página inicial > Notícias > Grupo de Pesquisa do Ifes tem seis trabalhos aprovados em congresso

Grupo de Pesquisa do Ifes tem seis trabalhos aprovados em congresso

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 13h07 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2013, 13h07

As pesquisas experimentais foram realizadas no Túnel de Vento do Laboratório de Máquinas Térmicas do campus Vitória.

Cinco pesquisas experimentais realizadas no Túnel de Vento do Laboratório de Máquinas Térmicas do campus Vitória e uma pesquisa de simulação numérica foram aprovadas para apresentação no VIII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, que será realizado de 20 a 22 de novembro, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Os trabalhos foram realizados por alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Mecânica e em Edificações e do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, sob a orientação dos professores Reginaldo de Paula e Fernanda Cezana. Têm ainda a participação dos professores Marcos Sebastião, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeito - PUC-Rio; e Elisa Valentim, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Com o uso do túnel e de simulações numéricas da dinâmica dos fluídos computacional, têm sido realizadas diferentes pesquisas relacionadas ao comportamento do escoamento turbulento em regiões urbanas e industriais. O sistema de turbilhões formados nas vizinhanças de edifícios podem causar problemas de qualidade do ar, principalmente relacionados ao acúmulo de poluentes em determinadas zonas próximas às edificações.

Além disso, três destes trabalhos foram aprovados para publicação na Revista Ciência e Natura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Os trabalhos aprovados para apresentação foram:

- “Effect of the cubic building on the turbulence flow in an atmospheric boundary layer”: Bianca H. de Souza, João, C. Queiroz, Reginaldo R. C. de Paula, Caroline T. Paulo, Stephanie C. Zucoloto, Fernanda C. Cezana, Elisa V. Goulart.

- “Study of the interference effect of surrounding buildings on wind flow in urban street canyons with kappa epsilon turbulence model”: Fernanda C. Cezana, Elisa V. Goulart, Jamily F. Stocco, Artur Burgo, Lizandra B. Föeger, Reginaldo R.C. de Paula, Bianca H. Souza.

- “The Influence of Roof Profiles on Wind Flow: Experimental Studies”: Caroline T. Paulo, Daniel Z. da Matta, Reginaldo R.C. de Paula, Artur Burgo, Fernanda C. Cezana, Elisa V. Goulart.

- “Experimental studies of the vortex systems in urban street canyons – Part II: Low Buildings”: Daniel Z. da Matta, Artur Burgo, Reginaldo R. C. de Paula, Fernanda C. Cezana, Elisa V. Goulart, Marcos S.P. Gomes.

- “Experimental studies of the flow patterns in urban street canyons – Part I: Tall Buildings”: Reginaldo R.C. de Paula, Jamily F. Stocco; Lizandra B. Föeger, Fernanda C. Cezana, Elisa V. Goulart, Marcos S.P. Gomes.

- “Visualization Studies of the Vortex System Around 3-D Rectangular Buildings”: Stephanie C. Zucoloto, João C. Queiroz, Reginaldo R. C. de Paula, Fernanda C. Cezana, Elisa V. Goulart, Marcos S.P. Gomes.