Página inicial > Notícias > Servidores de Gestão de Pessoas discutem normatização de atividades na área

Servidores de Gestão de Pessoas discutem normatização de atividades na área

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2013, 18h08 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2013, 18h09

No encontro, o reitor do Ifes anunciou turma de mestrado voltada para servidores técnico-administrativos.

Trinta servidores da área de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes se reuniram, nos dias 29 e 30 de outubro, no II Encontro de Gestão de Pessoas do Ifes, no campus Venda Nova do Imigrante. O evento contou com a participação de servidores dos 17 campi e da Reitoria do Instituto.

A mesa de abertura contou com o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange; com o diretor-geral do campus Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnielli; com a diretora de Gestão de Pessoas do Ifes, Danusa Simon Robers; e com a presidente do Fórum de Gestão de Pessoas do Ifes e coordenadora de Gestão de Pessoas do campus Venda Nova, Alcione de Souza.

Durante a abertura, o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, anunciou o mestrado em Administração, que será ofertado pela Fucape. A turma será exclusiva para servidores técnico-administrativos do Instituto, com 25 vagas. O lançamento oficial será no dia 11 de novembro no Teatro do campus Vitória, às 18 horas, e todos os técnicos administrativos do Ifes podem participar. Na ocasião, será realizada a assinatura do contrato e uma apresentação sobre o mestrado e o processo de seleção, com a presença do diretor-presidente da Fucape, Arilton Teixeira.

O diretor-geral do campus Venda Nova deu as boas-vindas aos participantes do encontro e destacou que o grande diferencial de uma empresa são as pessoas que nela trabalham. Ademar Stange ressaltou que esse exercício de trabalho conjunto para a construção coletiva da gestão de pessoas na instituição possibilita que os servidores da área terminem o encontro de forma mais coesa. “O desafio de um campus é o desafio de todos nós que somos o Ifes, que fazemos parte do Instituto”, disse.

O reitor do Ifes lembrou que fazer gestão de pessoas não é uma tarefa simples. “A Gestão de Pessoas passou por estágios diferenciados e ainda estamos distantes do que gostaríamos que fosse, mas isso é um processo”, ressaltou. Denio destacou ainda que as pessoas são responsáveis pelo que a instituição é, especialmente no momento em que se realiza o Planejamento Estratégico do Ifes.

Ele contou ainda que a área de Gestão de Pessoas é o próximo setor a implantar a governança, a exemplo da Tecnologia da Informação, conforme anúncio do Tribunal de Contas da União – TCU. E falou sobre a complexidade de normatizar as atividades em uma instituição complexa como o Ifes, que é o foco do encontro. “A Gestão de Pessoas é estratégica e é preciso que existam propostas de ação e não apenas tentativas para resolver problemas acumulados. Não é simples construir uma instituição como a nossa e espero que nós consigamos nesse encontro avançar nisso”, finalizou.

A diretora de Gestão de Pessoas explicou a razão da escolha do tema “Possibilidades, Estratégias e Desafios da Gestão de Pessoas nos/dos/com os cotidianos do Ifes”. Danusa enfatizou ainda a importância do evento para o compartilhamento das experiências de cada um em seu campus. Ela também realizou uma palestra de abertura para contextualizar os participantes sobre a pauta do encontro, que visou discutir formas de padronização dos procedimentos executados nas setores de Gestão de Pessoas do Instituto, como questões de formulários, editais de professor substituto, férias e aposentadoria de servidores.

Foram apresentados também desdobramentos das propostas feitas no último encontro, realizado em outubro do ano passado. As propostas foram formuladas a partir de Grupos de Trabalho, formados por representantes do setor de Gestão de Pessoas de cada campus. E no último dia de evento, os participantes assistiram a uma palestra sobre gestão do tempo ministrada por Romer Cardoso dos Santos.