Página inicial > Notícias > Capacitação trabalha construção conjunta do Planejamento Estratégico do Ifes

Capacitação trabalha construção conjunta do Planejamento Estratégico do Ifes

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2013, 19h04 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2013, 19h10

Esta primeira etapa do planejamento serve para conectar e motivar as pessoas para participarem ativamente do processo.

Como etapa inicial do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, os membros das comissões locais de dez dos 17 campi da instituição iniciaram uma capacitação nesta terça-feira (5). O treinamento tem duração de dois dias, em que será trabalhada a construção da estratégia institucional.

Em Nova Venécia, aproximadamente 40 pessoas, dos campi Barra de São Francisco, Linhares, Montanha, Nova Venécia e São Mateus, participaram da capacitação, realizada pelo consultor Fabio Zimmermann, da Gdconsult, empresa que irá auxiliar na realização do Planejamento Estratégico da instituição. Ele explicou que este primeiro momento do planejamento estratégico serve para conectar e motivar as pessoas para participarem ativamente do processo. "As comissões locais são as grandes formadoras e construtoras do planejamento, elas estão neste momento representando toda uma comunidade", disse. Fábio afirmou que a intenção é também diminuir as dúvidas, capacitar os membros das comissões para repassarem essas informações localmente e proporcionar mais fluidez ao processo.

Essa etapa tem como finalidade definir os aspectos conceituais do planejamento e da gestão estratégica e explicar os marcos do Planejamento Estratégico do Ifes. Os participantes conhecerão ainda as principais etapas para a estruturação do processo.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, foi ao campus Nova Venécia participar da abertura da capacitação e destacou que este momento é o começo de fato do planejamento, após os vários eventos de preparação. “É o momento em que se começa a ouvir regionalmente as pessoas”, enfatizou.

Na abertura, o reitor deu as boas-vindas aos membros das comissões locais e contou que a previsão de entrega final do processo será em março de 2014. E ressaltou que espera que as comissões promovam discussões mais específicas nos campi: "esta é uma oportunidade muito importante para termos uma visão de futuro do Instituto e metas que possamos depois acompanhar". Denio destacou ainda que o planejamento do Ifes é diferente de muitas empresas privadas, que seguem o modelo Top-Down. "O nosso planejamento é participativo. As pessoas terão influência nas metas e consequentemente no futuro da instituição".

O estudante Gabriel Martins de Souza, do curso técnico em Edificações de Nova Venécia e membro do Grêmio Estudantil, faz parte da comissão do campus. Para ele, os conceitos que já ouviu podem ser levados também para o seu dia a dia. Gabriel acredita que os estudantes podem contribuir no planejamento para viabilizar melhor estrutura tanto física quanto pedagógica e acadêmica para eles mesmos. E afirma que vai convocar reuniões dentro do grêmio para debater ideias que possam ser levadas para o planejamento.

O coordenador da Formação Geral do campus Nova Venécia, Rogério Teixeira, afirmou que tem as melhores expectativas possíveis com o planejamento estratégico. "É o primeiro passo para a gente chegar aonde quer. Tem questões até bem profundas que poderão ser tocadas, como a dificuldade dos campi do interior de trazer profissionais e mantê-los, por exemplo. Pode-se debater também os cursos oferecidos diante de novos cenários", citou.

A diretora de ensino do campus São Mateus, Geórgia Mangueira, apontou que é um momento importante para que os servidores construam o ambiente em que estão trabalhando. "Vai ter impacto direto no dia a dia se conseguirmos aplicar o que for definido nos campi. Vai inclusive solucionar dúvidas e questões antigas quanto a procedimentos burocráticos", afirma.

Capacitações
No primeiro dia de capacitação, são definidas a missão institucional, a matriz SWOT – Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) – e a construção do cenário de atuação. Ao final do processo, espera-se que seja traçado o mapa estratégico, que vai apontar como a instituição conseguirá ter processos de excelência contando com seu orçamento, pessoal e infraestrutura. O mapa tenta responder à pergunta: "Qual é a estratégia para alcançar a missão e a visão de futuro da instituição, de forma alinhada com seus valores?". Depois, todos os grupos capacitados, com seus quatro mapas, se reúnem para a construção do mapa definitivo.

Paralelamente à capacitação em Nova Venécia, acontece até amanhã (6), treinamento no campus Colatina, com os membros das comissões de Aracruz, Centro Serrano, Colatina, Itapina e Santa Teresa. Nesta semana serão realizadas outras duas capacitações, na quinta (7) e sexta-feira (8). No campus de Alegre, participarão os membros das comissões de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Piúma e Venda Nova do Imigrante. E no campus Serra, estarão presentes as comissões dos campi Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha, Vitória e Reitoria.