Página inicial > Notícias > Palestra sobre sustentabilidade abre quarta edição de encontro de Química

Palestra sobre sustentabilidade abre quarta edição de encontro de Química

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2013, 16h43 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2013, 17h35

Conferência do professor Fernando Galembeck, da Unicamp, abordou ainda a formação dos estudantes de Química no país.

Com o tema “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica em Química”, teve início a quarta edição do Encontro Capixaba de Química SBQ/ES – Encaqui, nesta terça-feira (5). A abertura contou com a conferência do professor Fernando Galembeck, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordando “Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”. O evento é realizado em parceria pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

A mesa de abertura contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neival Costa Reis Júnior; do diretor do Centro de Ciências Exatas da Ufes, Armando Biondo Filho; do professor Fernando Galembeck, representando a Sociedade Brasileira de Química – SBQ; e da presidente da Comissão Organizadora do Encaqui, Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro Lima.

A presidente da Comissão Organizadora relatou a história do evento e deu as boas-vindas aos participantes. Fernando Galembeck ressaltou a grandeza do encontro para a área: “Esse evento representa o momento de crescimento da Química no Espírito Santo”, afirmou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes destacou a importância do Encaqui. “Essa é a consolidação desse evento científico abrangente, que está ocorrendo em sua quarta edição”, disse. Ele enfatizou ainda o fortalecimento das relações institucionais entre a Ufes e o Ifes, que promovem o encontro de forma conjunta.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes frisou o público amplo que o Encaqui atrai, desde estudantes de cursos técnicos a professores e pós-doutorandos. Ele ressaltou ainda que eventos como esse desenvolvem a base da pesquisa na instituição.

Em sua palestra, o professor Fernando Galembeck abordou o valor do conhecimento na sociedade atual, com uso da tecnologia em vários setores produtivos. Galembeck fez uma comparação sobre dois momentos do País, em 2011 e em 2013, e apontou perspectivas e soluções para os próximos anos. Ele falou ainda sobre a formação dos estudantes de Química e destacou os desafios e as qualidades necessários para os profissionais da área.

O IV Encaqui acontece até sexta-feira (8), no campus de Goiabeiras da Ufes. A programação inclui palestras, minicursos e apresentações de trabalhos.

Assunto(s): química , encontro , inovação