Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Membros das comissões locais se reúnem em Alegre e na Serra
Início do conteúdo da página

Membros das comissões locais se reúnem em Alegre e na Serra

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2013, 17h54 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2013, 15h30

É a segunda rodada de capacitações para o Planejamento Estratégico do Ifes. Treinamento terá duração de dois dias em ambos os campi.

Os membros das comissões locais do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes nos campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Piúma, Venda Nova do Imigrante, Serra, Cariacica, Guarapari, Vila Velha, Vitória e Reitoria iniciaram nesta quinta-feira (7) a etapa de capacitação para o planejamento.

O treinamento, que vai até a sexta-feira (8), é o primeiro passo para o processo de Planejamento Estratégico da instituição e tem o objetivo de engajar os servidores e alunos, sanar dúvidas, definir os aspectos conceituais do planejamento e da gestão estratégica e explicar as principais etapas que serão seguidas.

Em Alegre, cerca de 45 pessoas estiveram presentes ao primeiro dia de trabalho. Na abertura, o consultor Bruno Viotti, da Gdconsult, ressaltou que a empresa vai assessorar a elaboração do plano, mas que os servidores e alunos são aqueles que conhecem de fato a realidade do Ifes e têm condições para debater problemas e vantagens, construindo um produto final que possa ser transformado em realidade.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, falou aos participantes pela manhã, apresentando um panorama sobre a situação dos institutos federais (IFs) no Brasil. “Os institutos são a maior inovação na Educação do País nas últimas décadas. Como é inovação, ainda está sendo testada. Este é um momento especial pois tudo depende de como nós vamos desenvolver isso, de acordo com a lei de criação que já traz uma visão de futuro”, apontou.

Ele lembrou que os IFs chamam atenção por seu grande potencial, atraindo tanto oportunidades quanto ameaças. “Se soubermos usar o que temos, se soubermos nos enxergar em rede, perceberemos a força extraordinária que temos”, destacou.

O professor de Cafeicultura Agroecológica do campus de Alegre, Wallace Luis de Lima, acredita que o Planejamento Estratégico tem muito a contribuir justamente no estreitamento dos laços entre os campi do Ifes. “Pode ajudar muito especialmente na interligação da formação. A conexão entre os campi ainda é um pouco distante, e o planejamento tem potencial para ajudar a melhorar isso, principalmente para pesquisa e extensão. Essas áreas podem ser fortalecidas inclusive para inscrição de projetos em editais”, afirmou.

Já a estudante Camilla Bolsoni, do curso técnico integrado em Eletromecânica do campus Cachoeiro de Itapemirim, disse que o planejamento pode melhorar os campi nas suas condições de trabalho e estudo. “Vai ter um impacto com certeza, mesmo que seja implantado no longo prazo.” Ela contou que gostou de ter sido convidada para participar do processo, pois poderá representar o ponto de vista dos estudantes e ainda agregar uma nova atividade ao seu currículo acadêmico.

A servidora Lorena Lucena, da Reitoria, que está ajudando na coordenação do Planejamento Estratégico, lembrou que os membros das comissões locais são multiplicadores e podem ser acionados pelos colegas que queiram dar alguma contribuição ou tirar dúvidas. 

capacitacao_cam...
capacitacao_campus_alegre_01 capacitacao_campus_alegre_01
capacitacao_cam...
capacitacao_campus_alegre_02 capacitacao_campus_alegre_02
capacitacao_cam...
capacitacao_campus_alegre_03 capacitacao_campus_alegre_03
capacitacao_cam...
capacitacao_campus_alegre_04 capacitacao_campus_alegre_04
capacitacao_cam...
capacitacao_campus_alegre_05 capacitacao_campus_alegre_05

registrado em:
Fim do conteúdo da página