Página inicial > Notícias > Projetos do Ifes são premiados na Innova World

Projetos do Ifes são premiados na Innova World

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2013, 20h10 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2013, 14h48

O projeto Biopesticida, desenvolvido por alunos do campus Itapina, foi premiado na categoria Agricultura.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participou da Innova World, Feira Internacional de Inovações, realizada dentro das dentro das atividades da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Um projeto desenvolvido por estudantes do campus Itapina e outro realizada por uma empresa incubada no Núcleo Incubador Serra conquistaram as terceiras colocações em suas respectivas categorias na premiação. O evento aconteceu entre os dias 22 a 25 de outubro, em Vitória.

O projeto Biopesticida, desenvolvido por alunos da graduação em Agronomia, foi premiado com a terceira colocação na categoria Agricultura do Prêmio Innova World. Os autores do projeto são Aguinaldo Porto, Hércules de Souza, Filipe Hubner, Lorran Portugal, Lucas Leite da Costa, Raliston Felipe Becali; com a orientação dos professores José Claudio Valbuza e Robson Ferreira de Almeida.

De acordo com o professor José Claudio Valbuza, o processo de reutilização da matéria orgânica para a produção do biopesticida constitui o principal objetivo deste projeto, no qual, com auxilio de reatores e inoculantes biológicos, produz-se um licor que será diluído e aplicado em hortas de couve eliminando pragas, proporcionando assim uma solução prática e sustentável.

E a empresa incubada Zaruc Tecnologia também conquistou o terceiro lugar na categoria Petróleo e Gás, durante o mesmo evento. A Zaruc ainda recebeu a Premiação Internacional IFIA - Medalha do Mérito Inventivo, com o Medidor Inteligente TAD-E, ferramenta que utiliza um sistema de comunicação sem fio, simplificando o processo de leitura nas unidades consumidoras de energia e proporcionando economia de tempo e praticidade na coleta dos dados.

Confira os projetos premiados

A Innova World tem a meta de proporcionar aos expositores a firmação de parcerias, negociação de direitos de patente, financiamentos para desenvolvimento de produtos e estabelecimento de convênios de transferência de tecnologia. O evento contou com a participação de projetos regionais, nacionais e de outros países. Para saber mais acesse www.innovaworld.org.br.

Expositores estrangeiros
Ainda durante a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia, o Ifes, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho do Espírito Santo - Sectti, o Programa Innova World e a Associação Brasileira dos Inventores e Pesquisadores Inovadores - Abipir, atuou na recepção aos expositores estrangeiros. Sob a coordenação da professora Verônica Rangel Barreto, 33 alunos do campus Vila Velha foram selecionados para apresentarem os projetos dos expositores estrangeiros ao público em geral, aos próprios expositores e aos membros da Comissão Julgadora do Prêmio Innova World.

A premiação contou com participantes de países como Hungria, Polônia, Suécia, Bósnia, Ucrânia, Itália e Portugal. A professora e os alunos do Ifes receberam uma placa em reconhecimento pelos excelentes resultados alcançados no Innova World 2013.

Assunto(s): inovação , prêmio