Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Possibilidades da educação integral é tema de palestra em seminário no campus Venda Nova
Início do conteúdo da página

Possibilidades da educação integral é tema de palestra em seminário no campus Venda Nova

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2013, 14h58 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2013, 17h31

Evento visa conhecer e avaliar as políticas de educação profissional integrada ao Ensino Médio em tempo integral no Instituto.

Servidores, estudantes e pessoas de outras instituições participaram I Seminário de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tempo Integral: Oportunidades e Desafios no Ifes. O evento foi realizado na terça (12) e quarta-feira (13), no campus Venda Nova do Imigrante.

A cerimônia de abertura contou com a palestra “Desafios e possibilidades da/na educação integral: pensando outros espaços e tempos escolares”, com o professor Fábio Luiz Alves de Amorim, gerente de Ensino Médio na Sedu.

O palestrante apresentou alguns aspectos relacionados à educação integral, e ressaltou que isso não significa colocar a escola em dois tempos, com dois currículos. “A escola não tem que ser atrativa, tem que ter sentido”, enfatizou o professor. “A escola só vai fazer sentido para o aluno se ele enxergar esse sentido, se ele perceber que ela é necessária para a vida dele, que faz parte da vida dele”, disse Fábio.

O professor ressaltou ainda que é preciso pensar na formação dos docentes, que não contempla a educação em tempo integral. “A formação de professores ainda é insuficiente para uma educação integral, seja ela integrada a uma educação profissional, seja ela em tempo integral”, afirmou.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; pelo prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim; pelo diretor-geral do campus Venda Nova, Aloísio Carnielli; pela pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Ribeiro; pelo diretor de Ensino Técnico do Ifes, José Pilon; pela diretora de Ensino do campus Venda Nova, Patrícia Feitosa; e pela representante da Secretaria de Estado da Educação – Sedu, Maria Aidê Roldi Freire de Matos.

A abertura contou ainda com a apresentação musical da aluna Geórgia Vieira Cardoso, do 2º ano do curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do campus Venda Nova. A estudante apresentou duas canções de sua autoria.

O diretor-geral do campus Venda Nova abriu o evento dando as boas-vindas aos presentes e destacou a necessidade de se discutir como conduzir o ensino técnico integrado em tempo integral. “Nós temos um pouco de experiência das nossas coirmãs, as agrotécnicas, que fazem um trabalho um pouco diferente do que fazemos em Venda Nova, mas é um momento muito rico, em que se começa uma discussão de como podemos implementar essa modalidade de ensino que é, ao meu ver, uma grande forma de fazer com que o jovem passe a gostar da nossa instituição, vivendo a instituição”, ressaltou.

A diretora de Ensino do campus Venda Nova, Patrícia Feitosa, agradeceu a colaboração dos servidores que trabalharam no evento. Ela também destacou a participação de outros campi, que já ofertam ou que têm interesse em oferecer cursos técnicos integrados em tempo integral. “É uma grande oportunidade de troca de experiências”, afirmou.

Maria Aidê Roldi Freire de Matos, gerente de Educação Profissional da Sedu, enfatizou algumas ações integradas entre a Secretaria e o Instituto para o crescimento da oferta de formação técnica, como Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Ela destacou ainda o principal benefício de uma escola em tempo integral. “Formar pessoas em tempo integral potencializa uma capacidade para esses jovens de não só ter a qualificação técnica, mas também vivenciar muitas atividades, trabalhos extraclasse, unindo a teoria à prática”, afirmou.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, parabenizou a iniciativa e lembrou que as pessoas vão para o Ifes em busca de conhecimento e descobrem seus talentos na instituição. “Construir um cidadão em um ambiente que tem essa preocupação, numa faixa etária que também é muito importante, que é a consolidação da personalidade, do caráter, é fundamental”.

Para o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, mesmo onde não há oferta de educação em tempo integral, é possível manter o aluno por mais tempo na escola. “Se você tem os outros instrumentos associados, ginásio para prática de esportes, uma boa biblioteca, oficina de música, o aluno fica, mesmo sem ter a obrigação de ficar”, afirmou.

O reitor elogiou ainda a equipe do campus Venda Nova, que implementou o ensino técnico integrado em tempo integral há aproximadamente um ano e realizou o evento para debater a questão. “Essa ação e o resultado dela são muito importantes para que a gente reflita e traga propostas e novas ideias para o nosso desenvolvimento”, encerrou.

A programação do seminário teve continuidade na quarta-feira (13), com mesas-redondas, apresentação de trabalhos e relato. O seminário é um dos eventos que fazem parte do processo de Planejamento Estratégico do Instituto e visa conhecer e avaliar as políticas de educação profissional integrada ao Ensino Médio em tempo integral no Ifes, considerando as experiências, as ações, os desafios e as perspectivas dos campi que ofertam ou pretendem oferecer essa modalidade de ensino.

seminario_educa...
seminario_educacao_integral_1 seminario_educacao_integral_1
seminario_educa...
seminario_educacao_integral_2 seminario_educacao_integral_2
seminario_educa...
seminario_educacao_integral_3 seminario_educacao_integral_3
seminario_educa...
seminario_educacao_integral_4 seminario_educacao_integral_4
seminario_educa...
seminario_educacao_integral_5 seminario_educacao_integral_5
seminario_educa...
seminario_educacao_integral_6 seminario_educacao_integral_6
seminario_educa...
seminario_educacao_integral_7 seminario_educacao_integral_7
seminario_educa...
seminario_educacao_integral_8 seminario_educacao_integral_8
seminario_educa...
seminario_educacao_integral_9 seminario_educacao_integral_9

registrado em:
Fim do conteúdo da página