Página inicial > Notícias > Comitês de Planejamento Estratégico definem desafios da instituição

Comitês de Planejamento Estratégico definem desafios da instituição

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 15h27 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h01

Os membros dos Comitês de Planejamento Estratégico dos campi e da Reitoria trabalharam na elaboração do Modelo Institucional Canvas e da Matriz SWOT.

Os membros dos Comitês de Planejamento Estratégico dos campi e da Reitoria se reuniram, entre os dias 26 e 28 de novembro, para trabalhar na elaboração do Modelo Institucional Canvas e da Matriz SWOT. Os participantes também definiram os grandes desafios estratégicos do Ifes. O primeiro dia do evento aconteceu no campus Cariacica, e os dois últimos foram realizados no Cerimonial Steffen, na Serra.

Nos dias 26 e 27, os membros dos Comitês assistiram a uma palestra sobre os cenários mundial, nacional e local (http://ifes.edu.br/noticias/4437-palestra-sobre-cenarios-abre-reuniao-dos-comites-do-planejamento-estrategico) e se reuniram em nove grupos com servidores e alunos, em que discutiram os itens do Modelo Institucional Canvas.

O Modelo Canvas é uma ferramenta de gerenciamento que consiste de um mapa visual, contendo os principais itens que constituem uma instituição e sua estratégia.

No último dia de evento, os Comitês dos campi e da Reitoria definiram a Matriz SWOT – sigla, em inglês, para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Primeiro, cada Comitê estabeleceu os pontos fortes e fracos internos do Ifes e as ameaças e oportunidades que estão ao seu redor. A partir das discussões em grupo, todos os participantes definiram a Matriz do Ifes. Também foram apresentadas as próximas etapas do Planejamento Estratégico do Instituto.

Para o assistente em administração Vinicius Cavatti Cancelieri, do campus Vila Velha, a atividade foi muito positiva. “Essa iniciativa da instituição de organizar o Planejamento Estratégico dessa forma é muito positiva, pois abrange uma gama muito grande de opiniões”, afirmou. “Essa oportunidade traz outro sentido para as pessoas, de trabalho em rede”, disse.

A professora e diretora de Ensino do campus de Alegre, Aparecida Madella, ressaltou que essa é uma discussão que tem que ser feita pela instituição. “É um grupo grande, mas é necessária uma participação ampla para representar todos os campi”, afirmou.

Darlen Borges Coutinho, estudante do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do campus Aracruz, achou que a forma de discussão foi muito democrática, pois foi possível expor a realidade de cada campus e de toda a instituição. “Essa é uma etapa importante para a instituição pois estamos definindo os caminhos que vão nortear o Ifes, principalmente por colocar os alunos para participar da discussão”, elogiou.

“O evento foi muito bom justamente pela possibilidade de nós participarmos da construção do Ifes do futuro”, pontuou Ellen Luci Bruneli Pessoa, professora e diretora de Ensino do campus Linhares. A servidora destacou que os temas discutidos são os anseios da comunidade do acadêmica. “É um momento importante para expor as dificuldades, os problemas existentes, e também reconhecer e reafirmar o que é positivo”.

Próximas etapas
Os próximos passos do planejamento são: Criação de Cenários; Encontros com a Comunidade; Oficina Mapa Estratégico e Modelo Institucional Futuro; Oficina Indicadores e Metas Estratégicas; Oficina Metodologia Gestão de Projetos; Oficina Ideias de Projetos; Oficina Modelo de Governança; Oficina de Balanceamento do Portfólio de Projetos; Divulgação do Planejamento aos Comitês; Divulgação do Planejamento aos Campi.

A fase de Encontros com a Comunidade começou na sexta-feira (29), no campus Santa Teresa. E a Pesquisa de Clima será realizada até esta segunda-feira (2).

Participe!