Página inicial > Notícias > Campus Guarapari produz livros falados para deficientes visuais

Campus Guarapari produz livros falados para deficientes visuais

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 18h30 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2013, 17h08

Os livros são resultado do projeto "A leitura literária em espaços não formais de educação".

Oito alunas do campus Guarapari, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – Pibic-EM, estão envolvidas no projeto que tem como objetivo expandir a literatura para locais além das escolas. "A leitura literária em espaços não formais de educação" compreende a produção de livros falados, destinados aos deficientes visuais do Instituto Luiz Braille, em Vitória.

O projeto foi realizado por meio de uma pesquisa-ação, iniciada no mês de agosto. A partir daí, as alunas, orientadas pela professora de Português do campus Letícia Queiroz de Carvalho, realizaram visitas ao Instituto para dialogar com o público do local e pesquisar seus gostos literários. As atividades já resultaram na produção de dois livros: um com lendas capixabas e outro sobre curiosidades culturais e econômicas do Espírito Santo.

Tendo os objetivos do projeto alcançados, as ações de produção e pesquisa devem ter continuidade no próximo ano, em busca de atender às demandas do público do Instituto Luiz Braille e fomentar a inclusão do deficiente visual no universo da literatura e da linguagem.

Assunto(s): braille , literatura