Página inicial > Notícias > Comitê do Ifes cadastra interessados em coordenar cursos de formação para o magistério

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2013, 15h14 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2013, 17h49

O Comitê Gestor Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, criado no Instituto, está fazendo um levantamento de cursos de aperfeiçoamento ou extensão que o Ifes poderá ofertar em 2014.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes aderiu à Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública – Renaform, que visa apoiar as ações de formação continuada desses profissionais. Com isso, foi criado no Instituto o Comitê Gestor Institucional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Até o dia 18 deste mês, o comitê está cadastrando interessados em coordenar cursos do Renaform no Ifes, em 2014.

Isso está sendo feito para entregar, ainda em dezembro, à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi, do Ministério da Educação – MEC, um levantamento dos cursos que poderão ser ofertados pelo Instituto no ano que vem. O ministério já listou quais formações podem ser oferecidas e as suas ementas. Os professores que desejarem atuar na coordenação de uma delas devem preencher o Formulário de Levantamento de Demanda e encaminhá-lo para o e-mail cgi.formic@ifes.edu.br, até o dia 18.

O comitê ressalta que as propostas recebidas passarão por aprovação interna para a possível oferta em 2014. Para as que forem aprovadas, o comitê poderá solicitar ajustes e documentos complementares para encaminhar à Secadi.

Mais informações podem ser obtidas pelo mesmo e-mail ou nas seguintes legislações: decreto nº 6.755/2009, que instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica; Portaria nº 883/2009, que estabeleceu as diretrizes nacionais para o funcionamento dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente (Fepad); e portaria nº 1.328/2011, que instituiu a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.

Acesse o catálogo de cursos, as ementas por área e o formulário.