Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para programas de qualificação do conhecimento no exterior

Inscrições abertas para programas de qualificação do conhecimento no exterior

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 14h54 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 14h59

A Capes oferta bolsas para o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas para o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP). A meta do programa é promover o ensino da língua portuguesa e outras atividades relacionadas à formação de docentes de diversos níveis das instituições de ensino timorenses.

Ao todo, serão oferecidas até 44 bolsas na modalidade Estágio Docente e até seis na modalidade Articulador Pedagógico. Os selecionados serão contemplados com mensalidade, auxílio instalação, transporte aéreo, seguro-saúde e adicional localidade. A previsão é que as atividades tenham início em março do ano que vem.

Estudantes de pós-graduação e educadores nas áreas de Língua Portuguesa, Educação e afins podem se candidatar ao programa até as 18 horas do dia 17 de dezembro. As inscrições são gratuitas, realizadas mediante preenchimento do formulário de inscrição on-line disponível na página do programa.

Projeto IBrasil
O IBrasil é um projeto desenvolvido pelo Erasmus Mundus, programa de cooperação e mobilidade na área de Ensino Superior. Seu principal objetivo é a promoção de programas sustentáveis e pesquisas em comum, envolvendo estudantes, educadores e pesquisadores do Brasil e da Europa. Dessa maneira, o IBrasil concederá bolsas a estudantes brasileiros para mobilidade de créditos e formação nas instituições de educação superior europeias que fazem parte do programa.

Estudantes de graduação, doutorado, pós-doutorado e equipes acadêmicas e administrativas podem se inscrever para concorrer às bolsas. Entre os requisitos mínimos exigidos, o candidato deve ter nacionalidade brasileira, possuir conhecimento do idioma dos cursos ou de um dos idiomas falados no país anfitrião e respeitar os critérios específicos de cada tipo de mobilidade.

As inscrições estarão abertas até 16 de fevereiro, sendo realizadas on-line pelo site do programa. Confira também a lista de Instituições parceiras do projeto IBrasil

Assunto(s): intercâmbio , mobilidade