Página inicial > Notícias > Conif comemora cinco anos da Rede Federal

Conif comemora cinco anos da Rede Federal

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2013, 15h31 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2013, 15h38

Os cinco anos de atividade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram comemorados na quarta-feira (11), em Brasília. O evento reuniu reitores, pró-reitores e comunicadores da Rede, além de parlamentares e dirigentes do Ministério da Educação (MEC).

Com uma trajetória secular em educação profissional e tecnológica, iniciada em 1909, a Rede teve um novo marco com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que criou 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Também compõem a Rede dois centros federais de educação tecnológica (Cefets), o Colégio Pedro II, escolas técnicas vinculadas a universidades e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Atualmente as 459 unidades distribuídas pelo Brasil contabilizam um milhão de matrículas em cursos superiores e técnicos. As instituições têm o desafio de formar profissionais capazes de combinar conhecimentos científicos e tecnológicos com o mundo do trabalho.

No conjunto das suas atividades, a Rede de educação profissional e tecnológica oferece cursos superiores e de pós-graduação, técnicos (de 800 a 1.200 horas) e de educação inicial e continuada, com carga horária mínima de 160 horas.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Caio Mário Bueno Silva, a Rede tem duas metas: a primeira, fechar 2014 com 562 câmpus concluídos e em plena atividade e, em 2022, chegar a mil câmpus. Em 2009, a rede tinha 140 câmpus e 200 mil matrículas.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os institutos são indispensáveis no aumento da produtividade e da competitividade do país. "Além das engenharias e das áreas técnicas, que são as vocações da rede, licenciaturas em matemática, química e física são os cursos em que o governo federal espera um forte investimento dos institutos", disse Mercadante.

Sisutec
Durante o ato comemorativo aos cinco anos da Rede, o ministro da Educação anunciou que o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) vai abrir, em 2014, 800 mil vagas em cursos técnicos para estudantes que tenham concluído o ensino médio. Mercadante pediu que os institutos liderem o processo de abertura de cursos no Sisutec.

Com informações do Portal do MEC