Página inicial > Notícias > Reitoria e 16 campi constroem “painel de ideias” para o Ifes

Reitoria e 16 campi constroem “painel de ideias” para o Ifes

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2013, 13h10 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2013, 08h17

A atividade foi proposta nos Encontros com a Comunidade, momento do Planejamento Estratégico da instituição.

Quinze campi e a Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram, na última semana, dos Encontros com a Comunidade, fase do Planejamento Estratégico que tem o objetivo de reunir colaborações diretas de servidores e estudantes para a construção do plano de futuro da instituição. Entre os dias 9 e 13 de dezembro, os encontros foram realizados em Alegre, Guarapari, Serra, Vila Velha, Linhares, Cachoeiro, Colatina, Vitória, Aracruz, Ibatiba, São Mateus, Reitoria, Cariacica, Piúma, Nova Venécia e Itapina.

A etapa tinha sido iniciada no dia 29 de novembro, no campus Santa Teresa. Assim, 16 campi da instituição já puderam participar, faltando apenas o campus Venda Nova do Imigrante, cujo encontro têm previsão de ser realizado no mês de fevereiro, antes da fase “Oficina de Projetos”.

Durante as reuniões, os participantes foram levados a refletir sobre a forma como se conectam à missão do Ifes, sobre os valores da instituição e seus processos. Depois, construíram um “painel de ideias” em que apontaram sugestões para melhorias nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão; Recursos Humanos; e Infraestrutura.

A psicóloga Priscila Roldi Azevedo, servidora da Pró-reitoria de Ensino, participou do encontro na Reitoria. Ela afirmou que são necessários mais momentos como os realizados para que todos possam compreender o planejamento. “O momento é tão importante que deveria haver esse tipo de construção e avaliação sempre, deveria ser uma prática até para outros assuntos além do Planejamento Estratégico”, falou.

O consultor Fábio Zimmermann, da empresa que auxilia o Ifes no processo de planejamento, lembrou que as ideias vão ser compiladas em um relatório, que vai destacar os pontos convergentes nas demandas de cada campus. “A repetição do tema leva a uma reflexão sobre ele”, destacou.

A próxima etapa será a de Construção de Cenários, com o Colégio de Dirigentes, na próxima semana. Nela, serão indicados os cenários para o planejamento, após uma apresentação de estudos sobre as tendências para os próximos anos em várias áreas, como economia, política e educação. “Até agora, estivemos recolhendo informações e opiniões. A partir do próximo ano é que as escolhas serão feitas efetivamente”, afirmou.

alegre_01
alegre_01 alegre_01