Página inicial > Notícias > Alunos do campus Aracruz visitam espaços não formais de educação

Alunos do campus Aracruz visitam espaços não formais de educação

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2013, 15h22 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2013, 15h35

A atividade visou levar o licenciando a conhecer museus e suas potencialidades no ensino de Química e de Ciências.

Os estudantes da Licenciatura em Química do campus Aracruz participaram de visita técnica ao Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, e ao Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro. A atividade, promovida pelo componente curricular de Instrumentação para o Ensino de Ciências, visa levar o licenciando a conhecer espaços não formais de educação e suas potencialidades no ensino de Química e de Ciências.

Durante a visita, os alunos puderam debater possibilidades do uso desses espaços na promoção de contextualização, interdisciplinaridade, estímulo à curiosidade e à divulgação científicas. Também conheceram um pouco da história e da produção acadêmica de cientistas e pesquisadores brasileiros como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, tendo a chance de refletir sobre a Química na história do universo, da Terra e do corpo.

Apresentação de trabalho
A estudante do campus Aracruz Rosiane Meirelles David apresentou trabalho no IV Encontro Nacional das Licenciaturas - Enalic e no III Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, realizados na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, em Uberaba-MG, de 3 a 6 de dezembro. Ela é aluna da Licenciatura em Química.

O trabalho, apresentado no formato comunicação oral, é intitulado: Educação Química, Pibid e Ludicidade: o caso do jogo “Percorrendo a Tabela Periódica”. Para a estudante, a participação no evento foi muito importante. “Vejo em eventos desse porte uma grande oportunidade não só na divulgação de trabalhos, mas também na troca de experiências com outros licenciandos. Com certeza trouxe muitas coisas boas e aprendi muito”, afirmou.

Assunto(s): química , licenciatura , Pibid