Página inicial > Notícias > Fapes apresenta 16 editais voltados à ciência e à tecnologia

Fapes apresenta 16 editais voltados à ciência e à tecnologia

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2013, 18h24 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2013, 18h37

Oito deles serão publicados no Diário Oficial do Estado ainda em dezembro, começando amanhã, segundo informações do governo.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes, órgão do Governo do Estado, apresentou nesta terça-feira (17) um conjunto de 16 editais voltados ao apoio de atividades de pesquisa em diversas áreas, formação acadêmica, fixação de recursos humanos e inovação. A solenidade de lançamento dos editais, que serão publicados a partir de amanhã e até o mês de março de 2014, foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

O valor total investido por meio dos editais será de mais de R$ 103 milhões, informou o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia. Ele afirmou que os recursos foram viabilizados por meio de parcerias com o Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Financiadora de Estudos e Projetos – Finep.

Anilton também destacou que os recursos próprios do governo para os editais foram disponibilizados por meio de articulação com várias secretarias de Estado.

O governador Renato Casagrande lembrou que o Governo do Estado busca aumentar a cada ano o volume de recursos para a área, de forma a fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação capixabas. Ele reconheceu ainda os avanços na oferta de educação e pesquisa, com o apoio do Governo Federal, e apontou a expansão do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. “Saímos de seis unidades para 20, sendo algumas ainda em implantação. Isso faz com que haja mais conhecimento sendo produzido”, afirmou.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, esteve presente à solenidade e elogiou o lançamento dos editais. “As linhas têm tudo a ver com o Ifes e com a realidade do Espírito Santo. O governo está acertando. Com certeza os pesquisadores do Instituto podem apresentar propostas”, disse.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Márcio Có; o diretor sistêmico de Pesquisa. André Assis Pires; e o assessor para implantação de polos de inovação, Tadeu Pissinati.

Para Márcio Có, as linhas dos editais estão bem amplas e várias podem contemplar propostas do Ifes. André Pires destacou que deve haver um esforço para que os pesquisadores da instituição busquem cada vez mais esses recursos externos.

O principal dos 16 editais, segundo eles, é o Edital Universal, que visa apoiar projetos individuais e integrados de pesquisa ou desenvolvimento, em todas as áreas. Podem inscrever propostas mestres e doutores – atualmente o Instituto conta com 500 mestres e 280 doutores em seu corpo docente.

Além desse, Márcio e André destacaram que a maioria dos editais pode ser aproveitada, como os seguintes: Bolsas de Mestrado, interessante para os programas de mestrado do Ifes, previsto para ser publicado este mês; Bolsa Pesquisador Capixaba, para pesquisadores doutores com destacada produtividade, previsto para publicação em fevereiro de 2014; Taxa de Pesquisa, para apoio das atividades de bolsista de produtividade em pesquisa ou em desenvolvimento tecnológico, previsto para publicação em fevereiro de 2014; e Bolsas de Recém-Doutor, para fixação de recém-doutores no Estado, em programas de mestrado, previsto para ser publicado neste mês.

E ainda: Bolsas de Apoio Técnico, para contratação de atividades técnicas especializadas em manutenção de laboratórios, edital previsto para fevereiro de 2014; Programa de Pesquisa para o SUS, para apoiar a gestão em saúde, já aberto; Agropecuária, para pesquisadores da área, com previsão de publicação ainda em dezembro; Gerenciamento Costeiro do Estado, para auxílio na formulação de políticas públicas, com publicação também neste mês; e Programa de Subvenção Econômica (Tecnova-ES), também para dezembro.

Este último, lembra Márcio Có, guarda algumas semelhanças com a Chamada 94/2013 do CNPq, por apoiar a pesquisa aplicada ao desenvolvimento de produtos ou processos inovadores. No entanto, no caso do edital do Governo do Estado, os proponentes devem ser micro e pequenas empresas. Por isso, Márcio ressalta que será necessário examinar o documento completo – previsto para sair amanhã, no Diário Oficial do Estado – para saber os detalhes e a viabilidade de apresentação de projetos.

Confira a apresentação de todos os editais.

Assunto(s): fapes , editais , lançamento