Página inicial > Notícias > Ifes deposita cinco patentes pelo novo sistema do INPI

Ifes deposita cinco patentes pelo novo sistema do INPI

Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2013, 08h17 | Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2013, 08h17

Sistema agiliza a concessão da carta patente e facilita o envio de todos os documentos exigidos.

A Agência de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo – Agifes realizou o depósito de cinco patentes, no ano de 2013, pelo novo sistema do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, o e-Patentes. Esse sistema visa reduzir pela metade o prazo de concessão da carta patente, estimado em mais de três anos, anteriormente, que certifica o inventor (ou inventores) da autoria do produto e garante seus direitos sobre ele.

No e-Patentes, segundo explica a servidora Paula Delmaestro, da Pró-Reitoria de Extensão – Proex, o autor tem conhecimento de toda a documentação necessária para o depósito, e o próprio sistema aponta os erros e os documentos que estão faltando. Ela lembra que antes o processo era feito inteiramente em papel, e que apenas para reunir a documentação o autor demorava até um ano.

Ao final do cadastro, o inventor recebe um QR code (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos celulares com câmera) e pode acompanhar o andamento do seu processo – a ideia registrada passa por uma análise técnica antes de o autor receber a carta patente. Paula ressalta que com a digitalização o depósito ficou descomplicado e acessível a mais autores.

As patentes registradas pela Agifes, desde o lançamento do sistema, em março de 2013, foram: “Produção de Componentes de Austenita Expandida via Nitretação e Metalurgia do Pó”, do professor Adonias Ribeiro Franco Júnior, do campus Vitória; “Composição para produção de mudas com aproveitamento de lodo de curtume”, do professor Sávio da Silva Berilli, do campus Itapina; e “Dispositivo para padronização de análise de fagulhas ao esmeril”, “Câmara de Temperatura para ensaio de impacto charpy” e “Eixo para carneiro hidráulico”, os três do professor Christian Mariani Lucas dos Santos, do campus Vitória.

Além dos depósitos no e-Patentes, o Ifes também teve um software cujo pedido de registro foi feito no INPI, o “Emissor de Certificados”, de autoria dos servidores Roger Campo Dall'Orto Guimarães, Roquemar de Lima Baldam e Renan Cosmo. O processo para registro de softwares ainda não é feito de forma digital.

Confira mais informações no site do INPI e na página da Agifes.